Muitas vezes, conversando com amigos, alguns relatam que não conseguem parar para estudar algo que acham que vai ser útil para eles. Não conseguem ter um tempo para evoluir profissionalmente, e quando param não conseguem "render".
Na mesma linha, algo que a pandemia escancarou para muitas pessoas, foi a dificuldade de se manter produtivo em casa, de continuar ou de começar uma rotina de estudo, ou até de trabalhar remotamente de forma produtiva.
Tudo isso pode ser decorrente de procrastinação, de problema de permanecer focado, de ansiedade, etc. Tá certo que quem tem filhos pequenos em casa vai ter mais dificuldade de se manter produtivo e de manter uma rotina de atividades que precisam de mais foco, e sobre isso não tenho muito a dizer pois não tenho filhos.
Mas algo que com certeza atrapalha muito essas pessoas a não conseguirem focar por mais de 5 minutos em algo e a continuarem procrastinando é o excesso de estímulos diários que nós enfrentamos.
Podemos até parar meia hora para estudar algo importante, para entregar algo importante no trabalho, mas se o celular fica apitando de 5 em 5 minutos com notificação de Whatsapp, de iFood, de e-commerce com ofertas, de sei lá mais o quê, vai ser impossível ser produtivo. E não precisa ser o celular. Quem não mora sozinho e tá trabalhando de casa, muitas vezes familiares acham que só porque você tá em casa tá 100% disponível e ficam pedindo para darem uma ida ao supermercado comprar algo, ir resolver algo sei lá onde, etc.
No meio de um mar de estímulos e de interrupções permanecer focado em alguma atividade pode ser uma tarefa árdua.
Por mais que eu achasse que estava realizando minhas atividades com sucesso na pandemia, esses últimos meses foram meses nos quais vários dias eu terminava o dia com a sensação de não ter produzido nada. E além disso eu ficava ansioso durante o dia pensando no que eu ainda deveria fazer e no que eu não ia conseguir fazer.
Então mais recentemente eu resolvi seguir duas dicas que eu até tinha tentado seguir antes mas não tinha conseguido até então segui-las de uma forma robusta. Sempre desistia no caminho. Sempre ou faltava disciplina para isso ou eu sentia que eu não precisava disso.
A primeira foi fazer uma listinha de tarefas diária, com objetivos palpáveis.
Se eu tenho que em um dia dar chat na Bastter.com, lavar o banheiro, dar manutenção em um sistema, entregar uma planilha, etc, eu coloco esses pontos na lista antes de começar a fazer as primeiras tarefas diárias.
Um dos principais motivos de fazer uma lista de tarefas diárias é para que não fiquemos pensando no que iremos fazer no dia. E para quem tem uma mente ansiosa, só esse fato de ficar pensando no que deve fazer e no que não vai conseguir fazer é uma fonte de estresse gigantesca. Então joga tudo na lista e vai só marcando com um X as tarefas que já foram feitas e segue para as próximas. Tou usando um app interessante para isso que é o Todoist.
Claro que vai haver dias que não vai dar pra seguir quase nada da lista mas esses dias devem ser exceção.
A outra dica foi separar espaços do dia para realização de tarefas que precisam de foco total. Aqui vou comentar uma técnica conhecida que é a do pomodoro. Tou usando este site para marcar os intervalos de atividade focada:
Tomato Timer Neste exato momento tá rolando um pomodoro aqui enquanto eu posto este tópico haha

Pra quem não conhece a técnica, a ideia é separar intervalos definidos (geralmente 25-40 minutos) nos quais nesse intervalo de tempo você só vai se dedicar a uma tarefa. Pode ser estudar um assunto difícil, realizar algo no trabalho que requeira muita atenção, enfim, algo que precise de 100% do seu foco. No começo pode ser difícil permanecer focado, principalmente para mentes muito inquietas que precisam ficar olhando notificação de celular a todo momento, mas isso é treinável, com o tempo o foco vai chegar e você nem vai sentir dificuldade de permanecer focado.
Aí ao final do intervalo você deve tirar uma pausa de 5 a 10 minutos para esticar o esqueleto, beber uma água, fazer algo rápido que não precise pensar e depois voltar para outro intervalo de atividade 100% focada.
O que ando fazendo é intercalar esses intervalos focados com outras atividades que não requeiram foco algum como cuidar de alguma coisa na casa. Quando tou fazendo algo braçal tou descansando a mente do cansaço da atividade focada e consigo voltar para mais intervalos focados com a mente mais livre.
Falando especificamente pra quem trabalha com desenvolvimento de software, eu notei que, nos dias que eu trabalhava sem me dar intervalos, quando eu enfrentava um problema mais cabeludo, demorava muito mais pra sair dele do que o tempo que eu demorava pra sair em dias que eu intercalava o trabalho focado com pausas. As pausas ajudam a descansar a mente para que consigamos resolver os problemas mais cabeludos de forma mais rápida.
Enfim, resumindo, eu achava que essa história de listinha e de estudo ou trabalho intercalado com pausas frequentes era besteira, que eu não precisava disso, mas sinto que tou ficando mais produtivo seguindo essas dicas. Claro que não tou escrevendo nada em pedra e cada um deve procurar achar o que melhor serve para si, mas talvez essas dicas sirvam para quem anda meio desfocado e com dificuldade de concentração e de ser produtivo.