40 Setembro Amarelo comentada em 24/09/2020 19:42 Saúde e Esportes FiddleSticks em 23/09/20 19:26 comentada em 24/09/2020 19:42 Ontem eu recebi uma ligação de um grande amigo meu, ele me contou que um de nossos melhores amigos tinha tirado a própria vida. A notícia por si só já é chocante. Porém, a coisa mais chocante para mim foi não ter ideia de que isso poderia acontecer. Assistimos o jogo do galo juntos na semana passada, rimos, conversamos e eu não percebi nenhum indicativo de tristeza ou depressão. Pensei que talvez eu não tivesse a sensibilidade para perceber o que estava acontecendo.No velório, perguntei para todo o grupo de amigos se eles tinham percebido algo que indicasse que ele estava sofrendo. Todos foram pegos de surpresa, ninguém tinha percebido nada. Éramos amigos desde a adolescência e NINGUÉM tinha percebido nada. O amigo que me ligou trabalhava com ele e não tinha ideia da dor que ele estava sofrendo. Fiquei me perguntando se o orgulho dele impedia que ele pedisse ajuda.Nesse momento, pensei em mim e na nossa relação. Concluí que eu nunca falava dos meus sentimentos e dos meus problemas com ele. Fiz a seguinte crítica a mim mesmo: será que eu falaria dos meus problemas para alguém que não se abre comigo? Acho que jamais faria isso. Eu, particularmente, sou um sujeito reservado, não gosto de falar de mim e muito menos dos meus problemas. Sinto que isso não me ajuda em nada. Nunca tinha parado para pensar que ao falar sobre os meus problemas poderia incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Nunca tinha pensado que falar dos meus problemas poderia fazer bem aos outros. Tive que carregar o caixão de um amigo para perceber isso.Espero que isso seja de ajuda para vocês.