Data original: 25/09/2020
Começar a fazer atividade física depois de uma vida sedentária na grande maioria das vezes vai ser um saco.
Você vai lutar contra um hábito enraizado no seu cérebro, que é o hábito de ficar no sofá enquanto poderia estar esticando o esqueleto e adquirindo mais saúde.
Mas uma vez sendo persistente você até consegue manter uma rotina de exercícios.
No entanto, dependendo do exercício, mesmo já tendo o hábito de não ser mais sedentário, pode ser um saco continuar fazendo sempre as mesmas coisas. E isso pode atrapalhar a rotina, principalmente em dias que você tá muito cansado do dia de trabalho, ou não tá lá muito bem da cabeça e ainda tem que calçar os tênis e ir pra academia, por exemplo.
Eu fiz musculação 13 anos da minha vida. E esses 13 anos não foram uma rotina de ir 5 vezes à academia de forma religiosa.
Teve mês que eu não fui um dia por falta de saco. Houve MUITOS dias que eu só tava sem saco pra ir e não fui. Teve semana que só fui uma vez. Teve algumas semanas que eu fui 4 vezes...
Foram poucas as vezes que eu fui porque eu gostava de fazer musculação. Eu só ia porque tinha que ir mesmo na grande maioria dos dias durante esses 13 anos.
Mas com o passar dos anos foi ficando cada vez mais difícil ir. A repetição foi se tornando um saco cada vez maior. E durante esse tempo todo eu não procurei outra atividade pra substituir ou até fazer em conjunto.
Com a pandemia eu vi perfis de Instagram de galpões de crossfit que estavam compartilhando os treinos por lá de forma gratuita. Como a academia estava fechada eu não ia conseguir fazer musculação por lá. E tentar simular musculação em casa ia sempre ser meio limitado por falta dos aparelhos.
Então dei uma chance a esses treinos de crossfit adaptados em casa e acabei gostando.
Claro que com o passar dos meses e a limitação de aparelhagem em casa, até isso foi ficando meio chato, mas continuei fazendo de boa.
Com a reabertura da academia que eu estava matriculado, saí da musculação e dei uma chance ao crossfit.
O que antes era uma luta ir 5x pra academia na semana hoje se tornou até algo prazeroso. Tem dia que eu espero chegar o horário do treino no crossfit por querer ir lá jogar minha ansiedade embora suando em bicas.
A ideia do tópico não é fazer propaganda de crossfit (rs) mas sim dizer para vocês procurarem uma atividade que dê prazer a vocês. E mesmo essa que hoje dá prazer amanhã pode não dar mais, você pode enjoar. Algo que o @mauro.jasmin já falou por aqui que faz é alternar atividades para não enjoar. Pode ser uma boa ideia para não largar as atividades físicas de vez.
Então, se tá um saco fazer o tipo de exercício que vocês fazem hoje, procurem outra modalidade que possa dar mais prazer em vez de escolher ficar parado em casa porque tá sem saco de mexer o esqueleto.