peça ajuda aos moderadores
Existe um debate sobre motivações intrínsecas, as motivações vem do desejo interno da pessoa, e extrínsecas, a motivação da pessoa é mantida por algo externo a ela. Eu até posso fazer um outro texto sobre isso em outro momento, mas aqui queria focar no fora.
A vida é um processo contínuo que se encerra na morte. Dá hora da concepção até o último segundo a regra da vida é a mudança. Algumas são boas, outras ruins. Algumas voluntárias outras forçadas. Seja como for, a vida muda ou demanda mudanças o tempo inteiro.
Mas mudar é um saco. Sempre é. Exige atenção, dedicação, planejamento e paciência para lidar com os erros e fracassos. Sempre vai ter algo dando errado. Nossos objetivos geralmente são difíceis de serem conquistados e exigem persistir no caminho por muito tempo.
Então como persistir no caminho?
1.Esqueça as ações. Pense nos objetivos de forma genérica.
Dificilmente temos condições de executar uma única ação continuamente ou de perseguir um objetivo específico em todos os momentos. Quanto mais genérico for, mais fácil fica de variar as diversas atividades que levam a ele, e mais resultados específicos encontramos no caminho.
Objetivos são externos a você e quanto mais genéricos melhor.
Ex:
Eu quero estudar - Não é um objetivo.
Eu quero aprender um conteúdo - resultado específico.
Eu quero ser uma pessoa mais bem educada - Objetivo genérico.
Você pode não conseguir ler um texto da faculdade em um determinado dia, mas pode se engajar em outra atividade que faça parte de uma “boa educação”, por exemplo, assistir um teatro, ler literatura, ou outro tema dentro do mesmo conteúdo te mantém no “propósito” da ação falhar. Quem se mantém lendo eventualmente vai acabar lendo o texto da faculdade, mas quem não lê não vai ser nunca.
Eu quero ser feliz - Não é um objetivo.
Eu quero um dinheiro - resultado específico
Eu quero ter mais experiências significativas- Objetivo genérico
Ninguém é feliz o tempo inteiro, e nem sempre dá para ser feliz, ou temos dinheiro para fazer o que queremos, mas quase sempre dá para buscar algum tipo de experiência significativa de vida. Para quem tem esse objetivo, geralmente é de onde eles recarregam a energia para viver a parte triste e trabalhos chatos.
Eu quero emagrecer - Não é um Objetivo
Eu quero uma namorada - resultado específico
Eu quero uma vida mais saudável e mais social - Objetivo genérico
Emagrecer é uma montanha russa, um sobe e desce sem fim, e demanda tempo, o foco contínuo no peso atrapalha o processo. Para quem busca uma namorada, acaba entrando em namoros ruins ou ficando frustrado em situações que teve boas experiências e conheceu pessoas legais que viraram amigas, mas fica frustrado, e acaba perdendo o foco pela ausência do namoro, ou afastando pessoas por forçar a barra. Quem está buscando uma vida mais saudável e com boas relações sociais acaba aproveitando mais o processo sendo mais feliz e aproximando as pessoas de si.
Quase sempre dá para viver pelo menos um pedaço do objetivo genérico na vida justamente pq ele permite mais ações e mais resultados específicos, isso diminui a pressão de ser obrigado a fazer algo e de ter que acertar na marca para ser feliz. Aumenta a qualidade de vida geral, atenção ao momento presente e a percepção de satisfação com as suas experiências.
------
Eu tinha planejado escrever outros passos para a mudança, mas esse texto já ficou grande demais. Em outro momento eu falo aqui sobre as outras recomendações:
2. Use o que você já sabe;
4. Gere condições para as novas ações;
5. Ninguém dá conta sozinho: Fazer sozinho é impossível, peça e receba ajuda de quem é importante para ti.