Lembrei hoje de uma passagem profissional engraçada.
Os gerentes viviam em reunião. Era reunião todo dia, o dia todo. Meu gestor dificilmente me atendia e eu precisava muito dele pra pedir ajuda em negociações especiais.
Entre uma cerveja e outra eu e meus colegas nos entregávamos ao delicioso exercício de reclamar do chefe no happy hour. Cada um tinha um negócio perdido por conta da dificuldade de comunicação com os gerentes.
Até que um dia cansei de só reclamar. Precisava bolar um plano. E o plano foi esperar o chefe na porta da empresa antes das 08 da manhã. Deu errado, ele disse que tava atrasado para uma reunião (novidade!) e não podia me atender. "Na dúvida, venda" ele me dizia.
No final do expediente estava eu lá, na mesma porta. Nada! Ele tinha que pegar as crianças na escola, e já estava atrasado.
Foi aí que tive uma ideia (ou insight que é mais gourmet): uma hora o chefe precisa sair da sala de reunião pra fazer xixi. Sentei próximo a sala e fiquei cuidando da porta até que ele saiu da toca e foi em direção ao banheiro.
Corri junto dele como se tivesse indo, por coincidência, ao banheiro também. No caminho lhe disse que precisava de um desconto x para um cliente y pelo motivo z. Ele deu ok. Já dentro do banheiro, ele no mictório, eu no lavabo, olhando pela janela, consegui um prazo de pagamento maior pra mais outro cliente.
No começo o pessoal ficou me gozando, perguntando se eu ia junto pra chacoalhar pro chefe, essas coisas...
Na semana seguinte, não tinha gerente que entrasse no banheiro sozinho. Era ver a porta da sala de reunião abrindo e alguém saia disparado atrás

Fechei muitos negócios naquele banheiro! Enquanto chefe dava uma mijada eu aumentava minhas comissões.