Um resumo dos meus últimos 5 anos de investidor aqui na Bastter
2016
- Empolgação de iniciante... começa com RF porque segue a cartilha, "entendeu a filosofia", mas tem ansiedade pra entrar na RV e acaba roubando no BS, fazendo aportes maiores que o padrão, subestima a RE, até put ele usa.
2017
- Ansiedade de investir no exterior, compra IVBB porque nao podia esperar pra estudar varias empresas, abrir conta fora, base de dados do exterior da bastter ainda incipiente, etc... segue full em RV, mas toma uma pauladinha da vida. Por conta da empolgação inicial, subestimou a reserva de emergencia o que impactou nos aportes ORUTUFs (e nao aparece aí mas teve que vender parte da RF lá do inicio).
2018
- Toma (um pouco de) vergonha na cara e redistribui a carteira em ativos do exterior, RF e RV. Um pouco de vergonha pq continua a ansiedade de completar figurinhas e coloca mais peso em RV mesmo sem ter certeza se tá confortável.
2019
- Fica mais disciplinado, aporta até em reserva de valor quando o BS pede. Ajusta os pesos entre os tipos de ativos, mais confortável e seguro com as escolhas.
- Ajusta os ativos em stocks, fiis, reits e acoes, ampliando bem mais a diversificação dentro de cada classe.
- Foca muito nos estudos e na ampliação de renda.
2020
- Nao mexe na carteira e diminui muito acompanhamento do site e conteudos/estudos sobre investimento.
- Tem uma reserva de emergencia algumas vezes maior do que aquela subestimada lá do inicio.
- Quando chega o dia de fazer o aporte mensal de vez em quando ainda tem vontade de dar uma roubadinha. "Dolar nao para de subir, melhor aportar no exterior" / "BS ta mandando comprar essa empresa aqui, mas aquela outra parece ter caido bastante, tenho que comprar ela também, pq não? hmmm".
- Diversificação é o almoço grátis.
- Investimento em si mesmo em 2019 já rendeu frutos em 2020, segue mais focado no auto desenvolvimento.
Ser humano tá sempre pronto pra fazer uma cagada. Coleciono alguns erros, com certeza cometerei outros, mas ter começado por aqui me ajudou a evitar uma série deles.
Mesmo iniciando por aqui, estudando todo material antes do primeiro aporte, etc, não passei ileso. Fica aqui meu relato para essa nova leva de CPFs tentar evitar os erros que cometi ali no começo. Obrigado a todos pelos aprendizados até aqui :)