Sou leigo no assunto e pouca experiência com o consumo do serviço, porém bem recentemente minha mãe necessitou de uma cirurgia após a descoberta de um nódulo no rim, como foi em fase inicial tudo ocorreu de forma mais branda, fez a cirurgia mais simples e não chegou a precisar de UTI (apesar de ter sido reservado um leito antes do procedimento).
Todo atendimento foi feito pelo SUS, exceto alguns exames anteriores que costuma fazer em laboratórios particulares pra ser mais imediato. No SUS considero que teve um atendimento apropriado e rápido, considerando as circunstâncias.
Mas enfim, depois de passar por esse pequeno susto, fui pesquisar mais sobre as opções de planos de saúde pra ela, continuo pesquisando e avaliando, porém de início já posso dizer que estou assustado com os valores e a falta de opções (ela é autonoma e sem formação) e os planos que considerei dentro do meu orçamento está lotado de reclamações, tanto do serviço do plano quanto dos hospitais da rede credenciada.
Então a pergunta clichê é o seguinte: vale a pena? Um plano meia boca, que apesar de ser possível arcar com o valor mensal, vai impactar bastante na minha vida financeira e consequentemente na dela? Um plano assim conseguiria evitar o pior? Vai fazer o que o SUS não iria fazer?
A saúde da minha mãe vale mais do que meu aporte mensal e etc, sem dúvidas, mas não queria ir cegamente contratar um serviço que não compensa agindo apenas pela emoção.
Qual a opinião de vocês?
Seguirei pesquisando sobre o assunto e sobre as opções, mas acredito que esse questionamento permaneceria.