Não costumo postar aqui, mas pela riqueza das respostas que costumam aparecer resolvi criar esse tópico pra ver se alguém tem um insight de como lidar com esse tipo de situação.
Tenho a "sorte" de ter nascido numa família de classe média que ao longo dos últimos 30 anos se tornou muito rica. Avós comerciantes, e pais, e tios que se tornaram altos executivos e empreendedores de sucesso.
Não sou do "galho" mais rico, mas desde a adolescência nunca me faltou nada, tive uma educação super boa, etc.
Agora estou casado há 5 anos, e vivendo minha própria vida. Tenho um bom casamento, e uma carreira que vai bem. Mas pra cada conquista nossa tem sempre uma vozinha na cabeça falando "você virou gerente com X anos, mas meu tio já era diretor com X-3".
Sempre que passo feriado com os parentes mais ricos, entre conversas de marcas de helicóptero, aquisições de obras e artes, e outras baboseiras, eu volto pra casa com uma mini crise existencial.
Outra coisa que é prejudicada é o senso de progressão na vida. Quando a geração de cima enriquecia, cada promoção era uma conquista nova, cheia de novidades. Primeira viagem pro exterior, primeiro SUV de luxo, primeira cobertura, primeira casa de veraneio.
Agora eu sei que tipo de padrão de vida meu salário paga, e sei exatamente como os próximos 8 níveis, inclusive os que talvez eu nunca chegue, vivem.
De alguma forma todos os meus irmãos e primos têm algum tipo de pulga atrás da orelha por causa de dinheiro. Alguns vivem indo em festas e torrando a grana dos pais, outros resolveram seguir carreiras acadêmicas monásticas pra ficar longe disso, etc.
Como eu resolvi também jogar o jogo corporativo, acabo sempre caindo nessas questões de comparação, e é sempre um pouco frustrante.
Enfim, qualquer tipo de comentário sobre como "se afastar da manada", onde a manada é a família rica e o caminho dos ratos, são bem vindos.