Lembrei de mais uma estória engraçada
VP de marketing global da multinacional em que eu trabalhava veio visitar lojas em São Paulo e lá fui eu acompanhar o gringo.
O cara reclamou do clima, do hotel, do trânsito, da comida, dos clientes, e de tudo o mais que pudesse reclamar! Puta gringo mala! Mas era o bambambam né? Vamos nessa.
Além de reclamar fazia comentários ARROWGANSOs, era aquele tipo de sujeito professor de Deus. Tudo ele sabia mais, como fazer melhor, que no país dele funcionada diferente, etc.
Em uma visita a Leroy Merlin, um dos nossos melhores clientes, havia a presença de uma promotora de vendas. A promotora nos acompanhou e nos mostrou o trabalho feito por ela na loja.
Em um dos corredores o VP me perguntou porque havia expositores vazios nos corredores. Traduzi para a promotora que, sem pestanejar, disse que o cliente deixou faltar nosso produto no estoque mas que novo lote já estava a caminho.
VP então, com aquela cara de empáfia, questionou porque o promotor não recolhia os expositores de produtos vazios e os recolocasse assim que os mesmos chegassem.
A promotora disse então que aqueles espaços haviam sido conquistados por ela, de graça, com muita conversa com os gerentes de cada setor e que se os removesse os concorrentes roubariam nossos espaços no dia seguinte. Mesmo vazio o expositor tinha a função de demarcar o espaço da nossa marca e, consequentemente, diminuindo o dos concorrentes.
-Oh, I see...
Chamei a promotora de canto e disse: tá vendo esse toscão aí? é o VP global de marketing da marca. Ganha milhões de dólares em bônus todo ano. Ele atravessou o oceano pra tomar uma aula de varejo contigo! Pense numa promotora faceira! kkkkkk
Depois desse dia passei a enxergar os promotores e outras funções mais operacionais com mais respeito. Eu resolvi envolve-los nas nossas estratégias de divulgação nos pontos de vendas. Fiquei impressionado com a quantidade de dicas valiosas que recebi desses promotores que ganhavam um pouco mais que um salário mínimo.
Daquele dia em diante concluí que arrowgansa nunca mais!