Dando sequência ao tema das variáveis que influenciam diretamente no salário nas grandes empresas, uma das variáveis que permanece com grande peso nas atividades corporativas e assim deverá continuar por muitos anos é a comunicação. Seja lá o meio que for utilizada.
Aqui podemos começar falando da capacidade de se expressar claramente. Os transtornos e perdas que um simples recado mal dado podem ocasionar são incalculáveis. Ser prolixo também não ajuda muito. Se expressar de forma clara e direta, além de ajudar na comunicação, influenciam diretamente na produtividade. Sem nunca ser visto como grosseiro ou ARROWGANSO. É linha tênue que precisa ser exercitada de forma constante. Se comunicar é uma arte. É importante desenvolver esta habilidade para a vida.
Em determinadas posições, é necessário exercitar mais formas de agregar valor à sua comunicação. Inglês já não é mais um diferencial, é quase uma obrigação, como tanto falado aqui na Bastter. Uma terceira língua pode ser um plus, mas sempre com foco no seu objetivo. Vá de encontro ao que prefere e que possa agregar na sua profissão. Se trabalha ou deseja seguir carreira em uma empresa que tem foco no mercado asiático, por exemplo, sua terceira língua não precisa necessariamente ser o espanhol.
Tanto quanto o idioma, conhecer locais diferentes pode ajudar muito na sintonia com pessoas de diferentes culturas. Mesmo dentro do Brasil existem diferenças regionais abissais, imagine no exterior. Viajar, entre inúmeros outros ganhos, traz uma vivência sobre como “se virar” com pessoas de culturas distintas. Quem já fez intercâmbio ou se hospedou em locais compartilhados sabem bem o conhecimento que essa experiência proporciona. E as empresas sabem disso. Se já fez, divulgue suas experiências internacionais. Elas agregam muito valor em você.
Há, também, várias formas corporativas não verbais de se expressar. Uma boa escrita e boas apresentações são atividades que agregam muito nas empresas. Um e-mail bem escrito pode substituir uma reunião. Uma apresentação bem feita pode substituir horas de pesquisas do público. Saber contar uma história é uma habilidade cada vez mais valorizada. Começo, meio, fim e moral da história. Qual o recado e o que aprendemos com isso? Quais as oportunidades? E as propostas? Pergunte. Responda. Estimule a participação. Estudo e prática ajudam muito, como tudo na vida.
Tanto quanto o conteúdo, a forma como ele é passado é fundamental. Há técnicas para exercitar a comunicação de forma não violenta. Com sutileza e bom senso. Mas comunicação não violenta não quer dizer que não possa ser provocativo. O tom, a dose do que é exposto deve ser na medida correta. Não há receita de bolo, mas há muitas técnicas que podem ser aprendidas e desenvolvidas.
Por fim, e talvez a mais importante, seja a capacidade de influenciar pessoas. Não é só o líder que dá a direção da equipe. Um influenciador gera seguidores e os guia pela sua visão. Seja lá qual for a posição dele. Se o caminho é bom ou não, é outra discussão, o fato é que influenciadores podem gerar muito resultado positivo, ou uma catástrofe. Nada pode ser mais desastroso do que um idiota influenciador. E muitas vezes o influenciador sai ileso, é habilidoso e se esquiva de situações claras de influência negativa, e quem se prejudica são os seguidores. Nas empresas, é dever dos líderes influenciar e identificar aqueles que influenciam, monitorar de perto e agir sempre que necessário. Entenda esse jogo e aprenda com ele. Se você quer progredir na sua carreira e até mesmo se tornar um líder, mas não é um influenciador nato, desenvolva. É fundamental. Não quer dizer que não consiga chegar lá sem, mas será bem mais difícil.
Recapitulando: Uma boa comunicação passa por:
Se expressar bem
Ser prático e direto, sem ser ofensivo
Saber idiomas
Conhecer culturas
Escrever bem
Contar boas histórias
Influenciar pessoas com foco no resultado esperado
Não tenho aqui a menor intenção de passar um roteiro sobre o tema. Mas sim demonstrar quais podem ser bons direcionadores no quesito comunicação para aqueles que tem dificuldade ou querem se desenvolver no assunto. Pesquise, estude e pratique. Tudo aqui pode ser aprendido e melhorado.