Ola,
Venho ha alguns meses usando a Passfolio e bem satisfeito com o serviço e atendimento. Contudo, ha alguns dias escutei um video sobre cuidados com envio de dinheiro ao exterior e la foi comentado que quando voce enviava dólares para a passfolio diretamente com eles (Facilita) usando o app da Passfolio, eles não registravam em seu nome o envio junto ao banco central (BACEN).
Entrei em contato por email com a passfolio e fui prontamente respondido pelo Tarik informando que a empresa Facilita faz o registro de todos os envios ao exterior. Independente desta resposta, fiz o cadastro no site do BACEN e solicitei o REGISTRATO (registro de todas as compras e envios de moeda estrangeira no meu CPF). Ontem recebi este documento e NÃO HA NENHUM REGISTRO NO MEU CPF DE ENVIOS DE DINHEIRO AO EXTERIOR PELA EMPRESA FACILITA. Todos os envios feitos a passfolio usando a remessa online estão devidamente registrados, bem como todos os outros utilizando outras corretoras/facilitadores.
Entrei novamente em contato com Tarik e recebi esta resposta:
"Conforme eu expliquei, tudo é registrado.
O contrato de câmbio não está no seu nome, mas sim no nome da Facilita.
A Facilita realiza uma remessa em lote para os EUA, no nome dela, que contém centenas de depósitos de todos nossos clientes todos os dias. Esse modelo é permitido e regulado pelo BACEN.
Todos os pagamentos ou recebimentos no exterior que a Facilita transaciona possui informação dos beneficiários das transações e origem dos recursos. Todos os bancos liquidantes das operações da Facilita possuem cópias dessas transações e são responsáveis por informarem ao BACEN (Banco Central) sobre tais transações quando requerido pelo órgão regulador.
Todos os recursos transacionados, mediante a plataforma da Facilita, terão registro de câmbio entre a Facilita e a empresa internacional, obedecendo as circulares do BACEN 3.691 /2013 e 3.813 /2016.
Para mais informações, visite o site da Facilita:
Registro de Operações de Câmbio | FacilitaPayObrigado,
Tarik"
Como o envio não está registrado no meu nome, posso ter problemas com a receita e ser caracterizado evasão de divisas ja que não ha registro de envio no meu CPF? Minha parte irei fazer que é informar na declaração anual do IR, porém mesmo assim estou preocupado com essa situação.