Esses dias li um artigo bem interessante no LinkedIn que resolvi compartilhar o resumo por aqui. A situação tem tudo a ver com o que eu tento repassar para quem lê as postagens e acompanha os chats da área de tecnologia.
A história é de um engenheiro ambiental que tinha uma tarefa que tomava bastante tempo e, como tinha começado a aprender a programar, pensou em implementar alguma solução com programação que pudesse otimizar o tempo gasto com a tarefa. Tudo a ver com o que falamos no chat de ontem, mas em escala bem maior no caso dele.
O trabalho que ele tinha que fazer era vistoriar sistemas de esgotamento sanitário no estado que ele reside e elaborar um relatório para cada sistema, elencando todos os aspectos ambientais de cada unidade e um memorial fotográfico.
Então ele viajava a vários locais, realizava um diagnóstico ambiental do local e fazia registros fotográficos e ao retornar ao escritório tinha que elaborar relatórios gerenciais.
Na postagem, ele apresentou a seguinte imagem com o tempo estimado para realizar a tarefa:

Então ele resolveu aliar o estudo de programação com o problema e otimizar a tarefa. Foram usados Python e bibliotecas que já vimos por aqui nos últimos chats, "python-docx" e "PIL". Também foi usado Google Forms para organizar os dados que ele trazia das vistorias e transformar tudo em um arquivo csv. O programa foi criado em dois dias.
O programa que ele criou extrai informações da planilha criada via Google Forms, adiciona as informações variáveis dentro de um template, redimensiona as imagens dos registros fotográficos para adicionar ao arquivo docx e por fim gera o arquivo docx. Quem tem acompanhado o curso de programação já tem uma noção que esse tipo de tarefa não é das mais complicadas.
Após fazer a tarefa com o programa, o tempo estimado caiu bruscamente:

Agora com a diferença lado a lado:

Então, dá pra perceber que o ganho foi brutal. E casa bem o que ando falando por aqui, que programação não é somente para quem quer trabalhar como programador. Saber programar é ter um grande aliado na otimização de tarefas maçantes.
E é isso que iremos exercitar mais a fundo na série que iremos começar em breve e que abordei no chat de ontem.
Ah, e mais especificamente sobre a geração de um relatório do Word, já tivemos um tópico interessante que simula mais ou menos esse tipo de situação:
Extra[12] - Python - Automatizando a geração de relatórios no Word - Tecnologia - Bastter.com