Prezados, vejo muitos tópicos e comentários a respeito de previdência privada desde que comecei a participar do fórum, e nunca tinha compartilhado minha experiência pessoal com a modalidade

Minha mãe trabalhou por 22 anos em uma mesma empresa, todos os 22 anos contribuindo com a previdência privada da empresa, no famoso modelo de aporte X; patrão 2x, com uma % considerável do salário. Eis que bateu uma crise em 2018, a tecnologia que o setor dela era responsável foi transferido para outro país e todos desse setor foram demitidos.
Para completar a surpresa, referente a previdência, ela teria basicamente duas opções: auto patrocínio: na qual ela teria que pagar a parte dela, a parte do patrão e as taxas administrativas; ou resgate: ai que entra o rolo. não importa os detalhes das letras miúdas, mas algumas delas no contrato, previam que a partir de valor X o colaborador só sacaria a parte da empresa em caso de aposentadoria.
Obviamente, como estava prestes a ficar desempregada, não tinha condição de auto patrocinio (durr): resgatou o dinheiro. 3 meses de novela, recebeu os aportes dela (somente), com rendimentos piores que poupança, porém com o detalhe: 20 anos de inflação, IR e taxas sobre o resgate! edit: ou seja, resgatou menos do que aplicou em 20 anos (sem contar a inflação).
No nosso caso deu tudo certo, pelo menos ela resgatou algum dinheiro que ajudou ela no final, encontrou outro emprego rápido e eu já tinha boa reserva graças a bastter.com, o que nos deixou bem tranquilo na época. Obrigado bastter