Olá pessoal, é a primeira vez que posto aqui. Gostaria da opinião da comunidade sobre uma questão pessoal que estou vivendo e estou meio perdido.
Tenho 30 anos e já estava seguindo a filosofia do site há algum tempo, principalmente a parte de saúde e pas. Na parte financeira ia muito bem tbm, com aportes regulares.
Só que em março deste ano fui diagnosticado com câncer de pâncreas (adenocarcinoma), muito raro na minha idade. Na época a equipe médica demorou muito para conseguir esse diagnóstico, quase 5 meses, e percebi que estavam meio perdidos. O médico cirurgião não me passou nenhuma confiança sobre a cirurgia (cirurgia de whipple), falando que era muito complexa e tal e que a chance de complicações eram enormes.
Fui pesquisar mais afundo e vi que realmente era uma cirurgia muito complexa, principalmente pq envolve o pâncreas, uma glândula muito delicada.
Com isso resolvi procurar um cirurgião especializado no assunto, que realizava umas três cirurgias envolvendo o pâncreas por semana. Claro que ele não atendia por nenhum plano de saúde. Assim, tive que pagar do bolso mesmo. Felizmente tinha patrimônio para isso, mas acabou indo boa parte dele nessa cirurgia.
Fiz a cirurgia no final de abril e foi um sucesso, me recuperei muito bem fisicamente, porém desenvolvi uma depressão (a pandemia não ajudou muito nisso tbm) que já está sendo tratada. A tomografia logo após a cirurgia não mostrou nenhum sinal de câncer.
Segunda agora é minha última sessão de quimio (12 sessões no total).
Após isso vai começar o acompanhamento trimestral com tomografia pra ver se o câncer retorna. Minha ansiedade está nas alturas pra ver esses resultados. O que tem me ajudado um pouco é fazer exercícios físicos, embora não possa me exercitar muito ainda, perdi muita massa magra com essa doença (perdi 22 kg), mas aos poucos estou voltando.
Porém agora que está acabando o tratamento estou meio perdido em relação ao que faço da vida. Não consigo mais ver sentido em aportar mês a mês sendo que tive um câncer agressivo e as chances de recidiva são muito grandes e a taxa de mortalidade para esse tipo de câncer tbm (eu sei que cada caso é um caso, mas não consigo ter uma visão muito otimista sobre o assunto).
Quero aproveitar minha vida ao máximo depois que terminar a quimio. Já estou planejando várias viagens com minha namorada.
Mas as vezes penso que deveria voltar a aportar caso o câncer não volte... Já pensei tbm em esperar 5 anos para voltar a aportar, pq o oncologista disse que se não voltar em 5 anos, as chances de recidiva são muito baixas. Não sei... estou muito perdido, tento focar no presente mas é muito difícil.
Se alguém puder dar uma luz, ou já tenha passado por algo semelhante.
Obrigado.