Eu nunca postei nenhum tópico aqui no site. E raramente eu comento alguma coisa aqui no site. Mas eu gostaria de criar esse tópico para agradecer principalmente ao @ThiagoDV pelo excelente conteúdo sobre programação que ele vêm disponibilizando para nós aqui no site.
O curso básico de programação com Python já tem 20 aulas de 1 hora (ou mais) cada. O conteúdo está muito bom, boa parte do que eu sei de Python hoje é graças ao @ThiagoDV. E ele ainda deu os cursos de Django, e de HTML, CSS e JavaScript também. É muito conteúdo de boa qualidade, e eu sei que deve ter dado (e ainda deve estar dando) um trabalho absurdo para criar todo esse conteúdo e dar as aulas.
Estou escrevendo isso porque recentemente consegui automatizar através do Python uma tarefa repetitiva que eu demoraria muito tempo para terminar se fosse fazer manualmente. Não vou entrar em detalhes, mas basicamente eu tinha uma planilha do Excel com 32 colunas e mais de 1600 linhas (dados do meu mestrado). A partir dessa planilha eu precisava escrever outra planilha, combinando informações de 2 linhas da tabela anterior em apenas 1 linha da nova tabela (mas não era tão simples, só podia combinar esses dados se 2 critérios fossem atendidos simultaneamente).
Basicamente eu não consegui pensar em nenhum jeito de automatizar essa tarefa pelo Excel ou de qualquer outra forma que não envolvesse usar programação. E considerando a minha rotina atualmente, eu levaria semanas ou provavelmente meses para terminar de escrever essa planilha manualmente. Sem falar que seria uma tarefa extremamente chata, desagradável, muito repetitiva... e uma quantidade absurda de tempo seria desperdiçada em algo nada produtivo onde não se aprende nada. Acabaria com o meu tempo e com a minha #PAS.
Mas foi graças ao conteúdo do curso básico de programação em Python aqui do site (ou seja, graças às aulas do @ThiagoDV) que consegui automatizar essa tarefa usando o Python, o que além de me agregar conhecimento durante o processo, também resolveu o problema de forma muito eficiente e rápida.
Sim, eu demorei algumas horas para escrever e testar o script, mas isso se deve ao fato de ser a primeira vez que eu trabalhei sozinho e por conta própria com as bibliotecas xlrd e xlsxwriter (bibliotecas do Python para ler e escrever planilhas do Excel), e também porque eu decidi deixar vários comentários no código explicando o que eu fiz (assim eu acho que eu aprendo melhor). Além disso eu também inventei de escrever tudo (inclusive todos os comentários) em inglês (para praticar a escrita em inglês). Se alguém se interessar em ver o código que eu escrevi, posso deixar ele nos comentários aqui em baixo.
Mas eu acho que uma pessoa mais experiente (e sem precisar fazer comentários no código) poderia escrever, testar e finalizar um script como esse em menos de 1 hora. Enfim, depois de finalizado e testado o script, o Python fez pra mim em cerca de 1 segundo o que eu demoraria semanas ou até meses para fazer manualmente (ele leu uma planilha com 32 linhas e mais de 1600 colunas, e a partir dessa planilha, testou determinadas condições a cada 2 linhas e, com base nesses dados, escreveu outra planilha com 20 colunas e quase 1000 linhas, tudo isso em cerca de 1 ou 2 segundos). Saber um básico de programação é uma ferramenta poderosa, mesmo para quem não é programador.
Enfim, desculpem pelo texto longo. Só escrevi isso para compartilhar essa minha experiência e agradecer ao @ThiagoDV pelas aulas de programação em Python, pois boa parte do que aprendi sobre o Python foi aqui na Bastter.com através do curso básico de programação com Python que ele ministra. O @ThiagoDV deu aulas sobre ler e escrever planilhas do Excel usando Python, e foi isso que me deu o conhecimento suficiente, e que me abriu os olhos para resolver o meu problema dessa forma. Então obrigado, @ThiagoDV!!! Eu nem imagino o trabalho absurdo que deve dar ministrar esses cursos para nós.
PS: Eu meio que sumi das lives ao vivo das últimas aulas porque não estava conseguindo acompanhar ao vivo. Mas estou assistindo as gravações, e a cada aula eu aprendo algo novo e interessante.