Disclaimer: Não sou CFA, CFP não tenho CNPI nem nada do tipo. Isso aqui apenas são algumas idéias que vêm me atormentando faz algum tempo. Voadoras serão bem-vindas, pois fortalecerão minha linha de raciocínio. Não pretendo obter nada além de feedback e apontamentos de falhas na minha estratégia.
PREÂMBULO
"An idea is like a virus. Resilient. Highly contagious. The smallest seed of an idea can grow" - Ziad K. Abdelnour, Economic Warfare
Acredito que quando uma idéia surge na sua cabeça, é sua obrigação moral levá-la para o mundo. Este deve ser o grande juiz se a idéia é ruim ou não. A cada vez que você leva uma idéia (ou um projeto, ou um texto mal escrito, como este) você se aperfeiçoa na arte de trazer pro mundo real algo que vivia no mundo da imaginação de uma pessoa. Se o momento for ideal, as condições forem boas, a apresentação for satisfatória e o potencial existir, algo pode ser criado. Se este alinhamento planetário não ocorrer, paciência. Você aprendeu, tirou a idéia do ar e com certeza trará sua próxima idéia ao mundo de maneira mais fácil.
PARETO E COMO PERDER PESO
Vilfredo Pareto foi um engenheiro italiano que no século 19 estudou a distribuição da riqueza na sociedade. Sua observação indicava que aproximadamente 80% da riqueza estava nas mãos de 20% das pessoas. Se ignorarmos as porcentagens, considero esta uma das leis mais importantes do mundo. Parece óbvio, mas nem sempre nos atentamos à distribuição assimétrica entre esforço e resultado. Entre input e output. Entre a maioria trivial e a minoria essencial.
Uma minoria dos jogadores do campeonato brasileiro faz a maioria dos gols. Uma minoria dos criminosos são responsáveis pela maioria dos crimes. Uma minoria do seu tempo é gasto no seu trabalho é responsável pela maioria do seu tempo produtivo. Não precisa confiar em mim, procure lei de Pareto e comece a observar seu cotidiano.
Particularmente, comecei minha primeira aplicação desta “lei” no meu projeto de perda de peso. Digite “como emagrecer?” no google e tente chegar a uma conclusão. Não conseguirá. O mesmo vale para se tentar buscar como ficar rico. E por que isso acontece?
Porque a maioria trivial soterra a minoria essencial. Para qualquer atividade que busque, existem pequenas etapas essenciais e o resto é complementar. O segredo é separar o essencial do trivial, investir no essencial até saturá-lo e buscar o trivial como complementação. Complexo? Segue um exemplo prático.
Basicamente descobri que para perder peso, o essencial é um balanço calórico negativo. Para perder gordura, o essencial é um balanço calórico negativo associado a atividade de resistência muscular. Dentro desta atividade, a mais simples seria a musculação. Dentre as dezenas de exercícios possíveis, o terra, o supino, a barra, o agachamento e a prensa militar resolvem 80% dos seus problemas. Plano: montar um treino que envolva estes 5 exercícios, se alimentar em balanço calórico negativo e, quando este plano saturar, partir pra especialização.
Outro exemplo? O jiu-jitsu deve possuir mais de 1000 golpes. Mas se você dissecar uma luta vai ver que tem a queda e o chão. Das quedas, umas 3 se adaptam ao seu corpo (altura, comprimento de pernas e peso). No chão, você pode estar em ataque ou defesa, mas em uma destas guardas: meia-guarda, guarda fechada, 100 kilos, montada. Plano: dominar manutenção e escape das guardas, aprender 3 quedas e após me especializar em algumas finalizações. Tem dado certo até agora.
Você pode extrapolar isso para qualquer atividade, bastanto identificar o essencial, separar do trivial, saturar o generalismo antes de partir para a especialização.
E O QUE ISSO TEM A VER COM INVESTIMENTO?
Quando tomei vergonha na cara e decidi tratar meu dinheiro com respeito, procurei como investir no google. Sem surpresa alguma, descobri milhões de estratégias, dentre elas muitos golpes. Análise técnica, fundamentalista, buy&hold, especulações, operações estruturadas, contratar um profissional pra fazer isso, fazer por conta, enfim, milhões de caminhos. Então comecei a filtrar o que não envolvia muito subjetivismo.
A grande verdade é que toda análise é subjetiva. Por mais que os analistas não assumam, a sorte está envolvida. Se pensarmos nas interconexões da economia global, é impossível prever o resultado de qualquer ato econômico. Dessa forma já excluí tudo que envolvia valuation. Excluí também todo tipo de análise técnica. Mas o problema se mantinha: se é tudo aleatório, então basta eu investir em qualquer ativo, de preferência o mais barato, e esperar subir?
UM ARGUMENTO A FAVOR DO TRADE
Se eu escolho um ativo, ele sobe 30% e eu o vendo, tive lucro. Repetindo esse ciclo algumas vezes, posso ser milionário em alguns anos com um investimento pequeno. Se faço o mesmo comprando opções OTM, posso me tornar milionário em alguns anos, com um investimento menor ainda. Só tem uma coisa que tem mais retorno e menor investimento: Loteria. Com 2 reais você pode fazer milhões, bastanto acertar 6 números.
O problema permanece o mesmo: prever o ORUTUF. Para comprar qualquer ativo, você precisa acreditar que seu preço vai subir. Do contrário, é melhor não comprar. A inércia sempre é mais fácil. Entre não ter ou ter, você só irá ter se houver alguma vantagem.
Assim, o problema ainda continua. Como prever o ORUTUF?
A MELHOR LOTERIA JÁ INVENTADA
A grande chave pra solução do problema de investimentos, na minha humilde opinião, foi a descoberta do efeito Lindy. Como toda grande descoberta, é meio óbvia, depois que se torna conhecida. Empresas boas tendem a continuar boas na maioria dos casos e empresas ruins continuarão ruins.
Outro princípio fundamental é a observação que no longo prazo os preços seguirão os lucros. Juntando tudo, boas empresas tendem a continuar boas e irão apresentar aumento dos seus papéis enquanto derem lucro.
Ainda assim, entramos num novo problema: definir uma empresa boa. Como diferenciar uma empresa boa de uma ruim, sendo o menos subjetivo possível. Resposta: não dá. Tem muita coisa que acontece no mundo empresarial que não sabemos, manobras fiscais, lucros inexistentes, acordos governamentais que mudam, dependência do câmbio. Ou seja, conte com a sorte para investir. Ou faça sua própria sorte.
Resumindo tudo o que foi falado acima, entramos na melhor loteria já inventada.
Imagine uma loteria de sorteios diários, de hoje a eternidade. Que você pode escolher quantos números quiser, dentre aproximadamente 400. Serão sorteados vários números diariamente e você tem como saber a frequência dos números que mais saem. Você pode acertar um ou todos, e o prêmio é proporcional ao valor apostado.
Basicamente esta é minha visão atual dos investimentos. Usando a lei de Pareto, o essencial já está feito no site: observa-se o lucro e as dívidas (efeito Lindy), tentando fazer a própria sorte (IPO antigo e ações ordinárias). Diversifica-se porque num sistema tão complexo, a sorte continua sendo um fator importante nas decisões. Para o sortudo, basta investir tudo na ação que vai explodir. Para os normais, é prudente fazer várias apostas, caso a sorte não esteja tão favorável nos próximos anos.
Este seria o essencial generalista. Para aqueles que buscam a especialização, aí começam as análises mais a fundo. Na minha opinião humilde e leiga, o retorno da especialização não vale a pena. Assim como virar uma maratonista não foi necessário para atingir minhas metas de perda de peso, se tornar um especialista no mercado não é necessário para te dar algum retorno no mercado.
Mais vale gastar meu tempo no tatame do que no home broker.