Uma sensação de cansaço constante e pouca energia para completar as atividades do dia tem sido uma condição comum para muitas pessoas. O tripé para ter vitalidade é atividade física, alimentação saudável e qualidade do sono. Se você se sente esgotado quase todo dia, é possível que pelo menos uma das três pernas esteja fraca.
Falando especificamente do sono, você deve tratá-lo como um bem precioso. Muitos dormem pouco pensando no suposto benefício de ter mais horas pra realizar suas atividades, acreditando serem mais produtivos assim. O que ocorre é que se dormir menos, você de fato vai ter mais horas no dia, mas seu vigor será menor, então será pouco eficiente. Entretanto, o mais corriqueiro é a pessoa tentar dormir, mas ter dificuldades.
Hábitos simples podem melhorar a qualidade de seu sono:
CAFEÍNA
Metade da cafeína leva 7-10 horas para ser eliminada do corpo. Assim, se você toma café às 16h, às 22h ainda terá metade de cafeína em seu sistema e isso pode atrapalhar seu sono. É útil estabelecer um horário limite para ingerir essa substância. Pessoalmente só tomo café de manhã.
SOL
Muito importante para regular o ciclo circadiano e ajudar seu corpo a entender quando estar ativo e quando descansar. Reserve momentos do dia para pegar sol.
ELETRÔNICOS
Há certa controvérsia quanto a que tipo de luz atrapalha o sono, mas por hora acredita-se ser a luz azul emitida por aparelhos eletrônicos. Eu tenho reservado no mínimo 1h antes de dormir para cortar o uso de qualquer aparelho eletrônico. Nesse período, opto por ler um livro físico (cheiradores de papel piram). Isso me ajuda também a relaxar e ir me preparando pra dormir.
HORA DE ACORDAR
No mundo ideal acordaríamos naturalmente, não pelo despertador. Isso permitiria que você completasse todo o ciclo do sono e levantasse com a bateria 100%. Porém, isso é privilégio para pouquíssimos. O problema do despertador é que ele pode te acordar no meio do ciclo e você levanta se sentindo uma morsa. Como quase todos precisam de estar de pé em uma hora específica, leve a sério a importância de deitar cedo, talvez mais de 8h do horário em que tenha que levantar, já que pode levar um tempo para adormecer. Sim, você vai ter menos horas no dia, mas terá muito mais disposição e consequentemente terá mais competência para realizar suas atividades.
Com relação a atividade física, faça exercícios moderados ou intensos algumas vezes por semana e todo dia tenha alguma atividade leve (ir ao supermecado a pé, usar escadas ao invés do elevador...).
Sobre alimentação, evite junk, descasque mais e desembale menos.
Se após ter fortalecido o tripé, você continuar sempre cansado, procure um médico.