Boa noite amigos,
Sei que aqui se diz que pra dinheiro não se dá nome, mas é inevitável, a partir do momento que separamos uma porcentagem do salário para investir em patrimônio automaticamente estamos dando nome ao dinheiro.
"Este é para investir, este é pra gastar"
Acontece que em renda variável eu coloco dinheiro pra longo prazo que não pretendo retirar e se destina a construção de patrimônio, já na renda fixa eu coloco grana para algum objetivo específico (viagem, carro, reforma, computador... etc)
Por exemplo, estou reformando meu apê e vou rapar todo meu dinheiro da renda fixa, logo o percentual vai a 0. Mas veja, no mês seguinte e por vários outros subsequentes o bastter system apontará para aporte em renda fixa já que esta estará consideravelmente pra trás em relação aos outros ativos.
Acontece que por não ter um novo objetivo de renda fixa, eu não preciso que este aporte na renda fixa seja feito de pronto. Como está configurado hoje, eu teria de baixar o percentual desejado de renda fixa no BS para uma porcentagem compatível com o novo objetivo (um celular, por exemplo).
Só que, ainda assim, o BS me fará chegar até a compra do celular sem antes fazer novos aportes na construção de patrimônio.
Na prática, o que vai acontecer é que eu vou aportar por um considerável período somente em "objetivos" (RF) e nada na formação de patrimônio (RV).
Dito isso, o que pretendo fazer é retirar o percentual da renda fixa do baster system (assim como acontece com imóvel), uma vez que a retirada de capital dessa modalidade é volátil e quiçá, constante. O que desejo é manter apenas o registro dos aportes em renda fixa para controle e declaração de imposto, é possível fazer isso no sistema?
Se não for, vou retirar a renda fixa do BS (fazendo o controle próprio por fora) e manter apenas os ativos de renda variável. Pois o objetivo é fazer o balanceamento apenas entre os ativos de renda variável, pois são esses, de fato, que constituem a formação de ativos do meu patrimônio. Enquanto o valor a ser destinado para a em renda fixa varia proporcionalmente de acordo com o valor e data do objetivo a ser alcançado. Por exemplo, enquanto tenho o objetivo de comprar um celular, o percentual desejado seria de 2%, enquanto se fosse pra um imóvel seria de, sei lá, 80%, tal sistemática acarretaria numa mudança constante nos objetivos da carteira no baster system. Uma vez que são vários objetivos e diferentes prazos.
Acho que escrevi, escrevi e não me fiz entender direito, então, pra resumir: existe hoje no bastter system a possibilidade de remover a renda fixa da contagem percentual do patrimônio, mas manter o registro apenas como forma de controle próprio e declaração de imposto? Mais ou menos como funciona com o imóvel...
Seria uma aba "objetivos" em que os aportes nela não fariam parte na contabilização do patrimônio.
Valeu!