Venho de uma família do interior que sempre foi humilde. Meus tios, irmãos da minha mãe, sempre foram muito trabalhadores, começando a trabalhar com engraxate de sapatos e venda de picolés durante a juventude, nenhum dos dois terminou o colegial devido a necessidade de começarem a trabalhar cedo.
Estes meus dois tios juntos fundaram uma indústria de tintas e massas, eu durante toda minha vida acompanhei o crescimento dessa empresa que começou nos fundos de um quintal sem nenhum funcionário, e hoje se localiza em um galpão gigantesco em um condômino industrial da cidade, empregando mais de 100 funcionários, possuem frotas de caminhões para o frete e diversos maquinários pesados para a produção e envase de tintas.
Minha primeira experiência profissional foi tralhando na empresa deles, trabalhei lá por 2 anos dando o meu melhor possível, e isto é reconhecido até hoje com eles sempre me pedindo ajudas e até ofertas para voltar. Porem hoje trabalho em uma outra empresa da minha área de tecnologia que estudei, no qual a remuneração também é melhor.
Sempre fui muito focado no trabalho, não dando brecha para fofocas ou intrigas, coisa que em uma empresa familiar ocorrem com mais frequência. Sinal disso é o reconhecimento que também possuo dos antigos colegas de trabalho que nunca me julgaram por ser sobrinho dos donos, pelo fato de sempre pegar no pesado e não tirar vantagens.
Atualmente uma das herdeiras, minha prima e filha de um dos meus tios, entrou na empresa em um cargo de gerencia. Isto vem causando bastante mal estar no meu outro tio e alguns funcionários, devido a regalias que ela possui e outras situações que prefiro não comentar por serem fofoca. Isto e outros problemas relacionados a governança da empresa está causando um racha entre meus dois tios. Eles andam não se entendendo e brigando bastante, problemas comuns do dia-a-dia da empresa se somam a isto tornando tudo muito insuportável para ambos.
Diante deste eminente racha que pode ocorrer na empresa, podendo prejudica-la e leva-la a falência, o que é muito comum em empresas familiares. Eu fui chamado por ambos para tentar apaziguar as coisas e propor soluções, desde então tenho estudado alternativas como criação de conselhos administrativos e estratégias de governanças. Também recebi outra proposta para mais uma vez voltar a trabalhar na empresa com uma remuneração que cubra a minha atual. Ou seja, apesar de eu ter um carinho pela empresa familiar, e não querer que ela feche, assim como este é o intuito de toda a família. Percebo que estou sendo arrastado para um furacão que pode não terminar bem as coisas, como por exemplo eu voltando para a empresa e ela fechando ou falindo devido ao racha que pode não ter sido possível evitar.
Gostaria de dicas de como lidar com empresas familiares que estão passando por estes problemas. Que tipo de governança posso me basear para tentar adota-la na empresa. E o que vocês acham de eu estar envolvido com tudo isto.
Obrigado pela atenção pessoal.