Boa tarde, pessoal! Recentemente aumentei a velocidade da minha internet para 120 Mbps, mas acaba chegando só 90 Mbps porque os meus roteadores não são gigabit.
Atualmente, eu tenho um roteador (ligado ao modem) que distribui o sinal para outros pontos de acesso da casa, mas ele é desnecessário porque o novo modem da NET cumpre a função de roteador (tem Wi-Fi, quatro portas Ethernet e atribui IPs locais aos dispositivos [192.168.0.xxx]).
Pensei, então, em tirar esse roteador e ligar os cabos da casa direto no modem. No meu escritório, eu só precisaria instalar um switch gigabit: um cabo com toda a velocidade para o PC, outro cabo para o ponto de acesso (que não é gigabit, mas tudo bem).
A QUESTÃO É: é seguro usar o modem da NET como roteador? Como falei, ele atribui um IP local aos dispositivos, eles não ficam expostos diretamente à internet (suponho). Esse modem tem uma interface configurável toda personalizada com a marca da Claro, mas com as principais configurações de um roteador (encaminhamento de portas, firewall, etc).
Fico com um certo receio porque não sei se o modem, como roteador, seria tão seguro quanto um roteador "de verdade". Fico em dúvida se, usando ele, eu estaria no controle da minha rede. Imagino a possibilidade de as configurações do modem poderem ser acessadas remotamente (para se evitar visitas técnicas), algo que poderia se tornar um vetor de ataque...
O que vocês acham? Abaixo, coloco um diagrama para ilustrar como está a minha rede e o que eu pretendo fazer: