Ouvindo o BodeBastter 'Colocaram ciência onde não deviam...' me surpreendi com o tanto de informação relevante ali, principalmente quando falado sobre ciclismo e esportes de uma maneira geral.
Daí pensei: Por que não escrever algo relacionado, tentando desmistificar algumas coisas que são vendidas por aí no quesito Corrida de rua? Bora lá?
1° mito - Existe um tipo de pisada ideal.
Nos últimos anos foi vendido durante muito tempo (eu tbm já vendi essa ideia...) a ideia de que deveríamos correr aterrissando com o antepé ou mediopé, jamais com o retropé (calcanhar) pois isso aumentaria muito o impacto e levaria a diversas lesões como fascite plantar, canelite etc. Porém, isso é um mito! Quem realmente amortece o impacto durante nossa corrida são nossos músculos e articulações. Ter a musculatura apta para aguentar a demanda da corrida é fundamental para corrermos minimizando o impacto. Outra coisa muuuito importante é a propriocepção adequada, ou seja, a utilização/ativação correta do músculo específico durante o movimento! Como você pisa, tanto faz! O que importa é amortecer bem o impacto!
2° mito - Existe uma cadência ideal, tenho que correr a 180 passadas por minuto para diminuir o impacto..
Fizeram um grande estudo com os principais corredores do mundo e observaram que eles correm com uma cadência em torno de 180 ppm. Isso chegou no mundo dos corredores amadores e... bum, agora todo mundo tem que correr a 180 ppm, caso contrário a chance de aumentar o impacto é muito grande. Daí faltou bom-senso para observar a velocidade absurda que os profissionais correm! Cadência tem relação com velocidade! Uma pessoa correndo em um pace de 6 min/km jamais fará 180ppm (só se fizer marcha atlética rs). Hoje o que considera-se interessante é aumentar a sua cadência de base em torno de 15 a 20%, isso já diminui bastante o tempo de contato do seu pé com o solo, o que leva a uma corrida mais natural e com menos impacto.
3° mito - tênis para pisada específica.
Esse é um mito polêmico e geralmente quando falo isso para os pacientes, tem sempre o exemplo de exceção "Ah mas eu comprei o tênis para pisada pronada e melhorou muito minha corrida''. Provavelmenteule tênis ficou bem confortável em você! Além de poucos estudos de qualidade em relação a isso, a maioria deles demonstraram que não há diferença entre utilizar um tênis de pisada pronada (pra quem tem pisada pronada, é claro) e utilizar um tênis de pisada neutra! Durante a corrida, fazemos diversos movimentos em diversas fases da corrida, a pronação é fisiológica e quem tem uma pronação excessiva sem sintomas provavelmente já criou adaptações para tal.
Pra fechar, é sempre bom lembrar que muitas coisas realmente fazem sentido do ponto de vista biomecânica, porém correlação não implica causalidade! Não devemos esquecer nunca do princípio da irrefutabilidade mencionado pelo Bastter no BodeBastter!
Valeu, pessoal!