Pessoal, alguem aqui tem experiência de exportar produtos para a Argentina considerando o seguinte caso:
Exportador. Empresa matriz no Brasil
Importador: Filial na Argentina
A revenda p/ o mercado interno da arg deverá ser feita pela filial na Argentina pois ela agregaria serviços na maioria dos casos.
No entanto, hj os produtos desse negócio incidem IVA adicional que é de 20%, e ainda que pelo conceito do IVA haja a possibilidade de recuperá-lo no ORUTUF, considerando Argentina em crise, o modelo que trabalho eu adotei isso como custo, ou seja, a importação nao sera feita pela filial para que ela nao tenha que pagar esse 20% adicional de custo e assim afetar minha margem no Brasil.
Para isto, quero encontrar um trader importador(acho que ja encontrei), e o mesmo me disse que o negocio dele esta isento de IVA adicional(pois ele ja faz outras importações), e que pra viabilizar isso, ele faz a intermediação de improtação e paga os impostos referentes a import(pois é um trader) , e através da emissao de uma carta de crédito á filial da empresa que eu trabalho na Argentina ele executa a operção, isto é, essa filial ainda assim será o Vendor ao cliente(comprador do produto) e com qm quero estabelecer o contrato local. E assim perante o cliente seria mantido o negócio, ou seja, o faturamento com a empresa q eu trabalho..compra e venda e termos e condições acordados
Alguem ja realizou essa operação na Argentina?
Alguem tem exeriencia com isso em outro lugar?
vlw