Data original: 22/11/2020
FIIs e Imóveis - Bastter.comCom tantas emissões acontecendo, é bem provável que um ou mais FIIs da sua carteira tenham oferecido subscrição ou vão oferecer nas próximas semanas. A dúvida que fica para o cotista é: subscrever ou não?
Quem tem FII há pelo menos 2 anos já percebeu que se ficar subscrevendo TODAS emissões, não aporta em mais nada em alguns meses. E as subscrições de FIIs costumam ser em proporções de 20-100% da posição que já tem no ativo, portanto não é um número desprezível...Então como decidir?
Bem, é simples: considere a subscrição como um aporte "forçado", mas que você decide se ocorre ou não. Não tem que analisar preço de emissão, VP e o escambau. A emissão vai acontecer independente se você gosta ou não dos termos, você não tem controle sobre isso. Mas tem controle sobre seu aporte.
Portanto, se o FII em emissão é:
- Um dos mais distantes do objetivo %; ou pelo menos não o mais concentrado;
- A classe FII é uma das primeiras na ordem de aporte
- e por fim, tem dinheiro suficiente para aportar;
Então subscreva. Caso contrário, ignore.
(Se decidir vender os direitos nas emissões que permitem isso, prossiga por conta e risco no IR)
Por fim, fica esse trecho de um dos FAQs para reflexão:
"Não há problema algum em ignorar todas as subscrições. Não muda nada.
Ah mas um dia pode ter uma grande que te de um prejuizo.
Danesse nao muda nada da mesma forma.
Num patrimonio de dezenas de ativos durante 30, 40 anos isso nao faz a menor diferença
Sem contar que quem ignora subscriçoes tem a atitude de quem foca no trabalho e nao fica vendendo e girando e assim ganha o tempo que é muito mais importante do que supostas vantagens ou prejuízos em subscrições.
Entao a chance de quem ignopra subscriçoes mesmo eventualmente tendo um prejuizo eh MUITO maior do que a dos obcecados por subscriçoes no longo prazo pois estes estão sempre girando e sempre com o foco no mercado e não no trabalho e nos aportes.
Provavelmente quem ignora subscrições provavelmente vai ter patrimonio muito maior do que os obcecados por subscrições.
O foco em patrimonio
O foco em aportes e tempo
O foco no trabalho
Sempre vai levar a mais patrimonio
do que o foco no mercado
Isso não quer dizer que tem de ignorar subscrições para ter patrimônio. Pode ignorar ou não, tanto faz. Se for simples subscrever e você quiser subscrever não tem problema algum. O que não pode é ficar obcecado e achando que subscrição é algum tipo de oportunidade."
Alguns FAQs sobre emissão:
FIIs & Imóveis > FAQ > (FII) Emissões e o cotistaFIIs & Imóveis > FAQ > (FII) Preço de emissãoFIIs & Imóveis > FAQ > (FII) Subscrição?