Muitas vezes eu lia algo interessante, sublinhava, fazia anotações de rodapé, terminava o livro e o guardava. Tempos depois queria reler as passagens, mas não lembrava mais em que parte elas estavam. Ficavam perdidas. Daí recorri a um artifício que pode ser útil para vocês e por isso gostaria de compartilhá-lo.
Antes de começar a leitura, passei a usar uma daquelas páginas em branco no final do livro para compor o meu próprio índice - o mapa para registrar e localizar tudo que realmente me interessou durante a leitura.
Por exemplo, li em um crítico literário como Shakespeare se comporta como uma andorinha:
"Ele arremessa o assunto e desvia o olhar; em seguida retorna mais uma vez para o mesmo assunto, antes que os seus olhos possam segui-lo. É como se tentasse, vez após vez, e continuasse insatisfeito".
Gostei dessa passagem, foi útil para mim, então fui lá no meu índice personalizado e escrevi: página 154, Shakespeare e a andorinha.
Não lembro em que contexto Gandalf disse "All we have to decide is what to do with the time that is given us?"? Ok, a página está no meu índice.
A memória vai falhar ao tentar recordar de tudo que me chamou à atenção. Mas sei que há uma imagem interessante entre Shakespeare e a andorinha; entre Gandalf e o hábito de reclamar da vida; e eu posso facilmente recuperá-las usando o meu índice.
É útil para pesquisa, reflexão e lazer. Também tornou a leitura muito mais ativa: sempre com um lápis na mão, como se estivesse caçando tesouros na obra, pronto para guardá-los em um singelo, mas confiável, cofre de papel.