Ola a todos,
Sou novo no fórum e até o momento estou gostando muito do conteúdo. Sou um novato nos investimentos e estou aprendendo bastante antes de fazer qualquer besteira.
Tenho uma dúvida específica com relação ao IRPF, consultei dois contadores, que não souberam me esclarecer - apresentaram soluções diferentes.
Esse ano, recebi um dinheiro do exterior (doação - presente de casamento) de um tio estrangeiro (nunca morou no Brasil). Doacoes no IRPF devem, obrigatoriamente, mencionar o CPF - acontece que ele e gringo, nao tem CPF. Um contador sugeriu informar em Rendimentos Isentos e não tributáveis. “ 21. Outros”. Mas parou ai…
O que, de fato, devo mencionar? Digo, como especificar a doação? “ Doação recebida de Fulano bla bla bla… “ ?
Além disso, o dinheiro caiu na minha conta em R$ - foi feito via transfer[REMOVIDO], não sei exatamente o valor enviado em Euros, só tenho o valor que caiu na conta ( TED do MS Bank SA Banco de Câmbio) e, como foi um presente, não gostaria de perguntar “ Ei, quanto foi que você me mandou em Euro?” (pelo meu cálculo, foi algo em torno de 1000 euros em 2 transferências com alguns dias de diferença - devo declarar o montante total ou dividido?)
Enfim, alguém tem alguma orientação a respeito disso para me dar uma luz?
Obrigado