Trabalho numa empresa de logística. Prestamos serviços de transporte, armazenagem e distribuição. Empresa à 40 anos no mercado. Nossos ativos imobilizados são caminhões/carretas e muitos imóveis (galpões).
Numa reunião informal onde estava presente o fundador da empresa, eu e um colega, o patrão expos a necessidade de abrir uma filial na região norte do país. Porém, ele falou que diferentemente de estratégias do passado (no passado a empresa comprou muitos galpões para instalar as suas filiais) que NÃO pretendia adquirir/investir em imóvel próprio para esta a nova filial. Então, ele perguntou o que nos (eu e meu colega) poderíamos sugerir como estratégia para a empresa captar os recursos financeiros necessários para a instalação da nova filial. Visto que a empresa não teria a disponibilidade deste recurso em seu caixa.
Meu colega sugeriu fazer uma operação de
Sale Leaseback para um de nossos galpões. Para ser mais específico, ele sugeriu um sale leaseback com prazo de locação de 10 à 15 anos e com uma opção de compra (recompra) ao termino do contrato de locação.
Falei que era uma excelente a ideia!!!. Porém, falei que melhor que ´´sale lease back com opção de recompra`` talvez seria o
REFINANCIAMENTO IMOBILIARIO do referido galpão. Argumentei que poderíamos conseguir taxa do refinanciamento mais baixo que a taxa do
Cape Rate do ´´sale leasing back com opção de recompra``. Falei que inclusive, existe banção ofertando financiamento imobiliário com taxa de poupança.
Meu colega gostou da minha ideia. Porém, nem eu e nem ele, conseguimos chegar a uma CONCLUSÃO MATEMATICA de qual operação seria mais viável.
Alguém teria alguma sugestão/critica comparativa a respeito destas duas operações??
Até que ponto uma seria mais vantajosa que a outra??
#VAILAEFAZ