"Ninguém está impressionado com suas posses tanto quanto você.
A melhor parte de ser um manobrista é dirigir alguns dos carros mais legais que já tocaram o chão. No meu trabalho, convidados chegavam dirigindo Ferraris, Lamborghinis, Rolls-Royces - toda a frota nobre.
Era meu sonho ter um desses carros só para mim, porque (pensei) eles enviam um sinal forte para os outros que você se deu bem. Você é inteligente. Você é rico. Você tem gosto. Você é importante. Olhe para mim.
A ironia é que raramente ou nunca olhei para eles, os motoristas.
Quando você vê alguém dirigindo um bom carro, raramente pensa, “Uau, o cara que dirige aquele carro é legal.” Em vez disso, você pensa, "Uau, se eu tivesse aquele carro, as pessoas achariam que sou legal." Subconsciente ou não, é assim que as pessoas pensam.
Há um paradoxo aqui: as pessoas tendem a querer riqueza para sinalizar para os outros que eles deveriam ser bem-vistos e admirados. Mas na realidade essas outras pessoas muitas vezes deixam de admirar você, não porque eles não acham que a riqueza é admirável, mas porque eles usam sua riqueza como uma referência para seu próprio desejo de serem amados e admirados.
A carta que escrevi para o meu filho depois que ele nasceu dizia: "Você pode achar que você quer um carro caro, um relógio sofisticado e uma enorme casa. Mas te digo, não é isso que você quer. O que você quer é respeito e admiração de outras pessoas, e você pensa que ter coisas caras irá trazer isso. Isso quase nunca acontece ... especialmente das pessoas que você deseja respeito e admiração."
Aprendi isso como manobrista, quando comecei a pensar sobre todos as pessoas dirigindo para o hotel em suas Ferraris, me observando pasmo. As pessoas devem ficar boquiabertas em todos os lugares que eles vão, e tenho certeza que eles adoram. Tenho certeza que eles se sentem admirados. Mas eles sabiam que eu não me importava com eles, ou mesmo percebia eles? Eles sabiam que eu estava apenas olhando para o carro, e me imaginando no assento do motorista?
Eles compraram uma Ferrari pensando que isso lhes traria admiração sem perceber que eu - e provavelmente a maioria dos outros - que estavam impressionados com o carro não dei a eles, o motorista, um pensamento no momento?
Essa mesma ideia se aplica a quem mora em casas grandes?
Talvez, quase com certeza.
Joias e roupas? Sim.
Meu objetivo aqui não é abandonar a busca por riqueza. Ou mesmo carros elegantes. Eu gosto de ambos. É um reconhecimento sutil de que as pessoas geralmente desejam ser respeitadas e admiradas por outros, e usando dinheiro para comprar coisas fantasiosas talvez pode trazer menos do que você imagina disso.
Se respeito e a admiração é o seu objetivo, tome cuidado de como você busca isso.
Humildade, bondade e empatia trarão a você mais respeito do que vários cavalos de potência jamais trarão."
- The Psychology of Money