A alguns anos eu morava em um pequeno condomínio de apartamentos populares, subúrbio da minha cidade. Conheci algumas pessoas, uns interessantes, outros nem tanto. O tempo passou, me mudei para outro local. Um dia desses vi uma antiga vizinha na rua. Eu estava fazendo minha caminhada e ela indo ao banco procurar saber sobre como vender seu apartamento, estava com planos de morar em outro lugar.
Para dar papo, perguntei o valor que ela estava pedindo e ela então soltou um valor ao redor do dobro (e um pouco mais) do que vale o imóvel. É claro que não me meti a ensinar nada, afinal nem tenho bagagem para isso e coisas que envolvem investimento e dinheiro 'dozotros' sabemos que é terra onde não devemos pisar.
Aí eu soltei uma brincadeira; poxa, que preço alto, assim eu não conseguiria comprar!
Então ela disse:
''Tenho que valorizar o que é meu''
Nos despedimos e cada um seguiu seu rumo.
Essa frase ficou na minha cabeça...
Não em matéria de investimentos ou de estar caro e blablablá... mas de vida, o que reflete ser grato, assim como temos aprendido aqui, parar de reclamar e ao invés disso, agradecer.
Valorizar a realidade em que vivemos, independente de qual seja, agradecer por poder dar um jeito de resolver o que seja. 'Fazer o melhor que se pode com os recursos que temos' e ser grato por isso. Valorizar o que temos, seja juventude, seja patrimônio, seja a noção da própria burrice, seja a experiência de vida que cada um vai construindo.