Texto longo mas para ajudar quem está tentando melhorar no esporte e está tendo dificuldade.
Tudo é hábito e você desenvolve nos treinos o hábito de desistir ou o hábito de não desistir...
A última repetição da última série não vai ou não vai logo a última série toda
Saiu para pedalar 50KM e pedala só 40KM
O último tiro não vai, os últimos 20 metros não vão
A competição tá difícil, é melhor desistir
Eu nunca vou conseguir bater o tempo X, eu nunca vou conseguir levantar Y quilos, eu nunca vou conseguir vencê-los
Os outros se cansam que nem você, os outros sentem dor que nem você...
Vou contar uma de quando eu treinava triathlon. Simulado da equipe que tinha uns 20 treinando e participando. No ciclismo eu dei mole e perdi o primeiro pelotão. Cinco foram embora e eu fiquei para trás. Ficou o pelotão lá e eu aqui eles indo um pouco mais rápido do que eu por ser pelotão mas não desisti. Continuei no ritmo programado. Um caiu numa curva e passei para quinto.
Na transição de ciclismo para corrida um se enrolou com o tênis e eu subi de quinto para quarto e fui correndo eles lá na frente e eu sofrendo para caceta mas fui embora. Um sentiu contusão e fui para terceiro. Um quebrou e eu fui para segundo. O que faltava era melhor do que eu e eu não ia passar na corrida mas continuei dando tudo, você tende a desistir porque você pensa assim ninguém mais vai me passar e eu não vou pegar ele então para que vou me matar. Mas este pensamento você não pode deixar te dominar porque justamente é o que cria o hábito de desistir.
Pois bem uma coisa que muitos não conseguem pensar numa competição é que o outro também está sofrendo por isso que os ciclistas desenvolvem Poker face ou seja, conseguem sofrer sem transparecer para que os outros não vejam que ele tá sofrendo porque isso dá força para os outros. O outro corria melhor do que eu mas naquele dia ele estava sofrendo mais do que e eu consegui passar e ganhar a única competição que ganhei na vida. Ok era simulado de equipe mas para quem tá ferrado Coca-Cola é whisky. Já ganhei categoria de idade e coisas assim mas ser o primeiro foi a única vez e simplesmente porque eu não desisti. Tive inúmeras oportunidades de desisti mas não desisti porque sempre treinei para não desistir.
Devo ter feito umas 200 competições de esportes individuais na vida somente uma não terminei e até hoje me arrependo e nunca esqueci. Como bem dizia Lance Amstrong: A dor eventualmente passa mas desistir é para sempre. Vão vir os idiotas do julguem todos, eu sei que ele se dopou e é um péssimo exemplo em muitas coisas mas não muda nada que esta frase é espetacular. Bebe o leite e esquece a vaca.
Jan Frodeno é talvez o melhor triathleta do momento já tendo ganho algumas vezes o Irnman de Kona, a prova mais importante de triathlon no mundo e na última bateu o recorde de menor tempo. Na prova de 2017 ele travou na corrida e andou grande parte da corrida, mas não desistiu, foi até o final. Por isso que ele é o que é, porque nem na pior situação ele desistiu, porque tem os quitter e tem os non-quitters. Muitos profissionais alegam que não devem fazer esforço inutil e se poupar para outra prova mas ele terminou porque não aceita desistir e em respeito ao esporte.
"It was a downright awful day,” he admitted. "Just when you think you've got this race figured out, it does a 180 on you and I guess it's a tradition of our sport. So many guys out there are still fighting and fighting for a long time and it was my first taste of what some of the age groupers get to feel. Again, my respect for you guys has grown.”

Sempre que eu programa um treino eu termino. Quanto eu tinha treinadora eu terminava tudo e todas planilhas. Tem dia que eu termino lento mas termino. Porque desistir é um hábito. A última repetição, os últimos quilômetros, o esforço extra que faz uma sobrecarga no seu corpo que vai trazer mudanças que vão permitir que você evolua. Se você desiste nelas não sai do lugar nunca. Se você tá sempre no equilíbrio, no conforto, o seu corpo não sente necessidade de crescer, se tornar mais forte, mais rápido, mais resistente para aguentar aquele estímulo duro para ele.
Desistir é um hábito, se você criar esta hábito vai desistir sempre. Vale para o esporte e vale para a vida. Crie o hábito de não desistir. Assim que você vai evoluir no esporte.
Idiotinhas do enche o saco, já sei que se quebrar a perna pode desistir. Parem com o hábito de falar coisas idiotas, ter sempre de comentar alguma coisa e sempre vir com exemplos de exceção. Seu cêrebro agradece.