15 Músculo (natural) = Saúde comentada em 18/12/2020 09:49 Saúde e Esportes Krepker em 16/12/20 15:57 comentada em 18/12/2020 09:49 Lendo a excelente matéria do @Giovanni na Bastter Blue desse mês, me lembrei de um estudo da USP que mostra a íntima relação entre massa muscular e longevidade/saúde: "Eles concluíram que o risco de mortalidade foi quase 63 vezes maior entre as mulheres com pouca massa muscular.". Fora este estudo, uma busca rápida no google apresenta muitos outros que comprovam a causalidade. Eu e meus irmãos demos para minha mãe um aparelho elítico, pois ela estava impossibilitada de fazer suas tradicionais caminhadas devido à pandemia. A última vez que fui na casa dela, uns 6 meses depois de darmos o presente, percebi os braços dela mais firmes e que ela estava com mais energia/vigor. Estou avaliando contratar um personal para ir treinar ela e meu pai, utilizando pesos, o que acredito que fará um bem ainda maior para eles.A musculação não é uma atividade exatamente prazerosa, mas avaliando todos benefícios de ter mais massa muscular e também que a musculação é a atividade física mais efetiva para este fim, todos devemos fazer!Abraços.https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/estudo-da-usp-mostra-importancia-de-manter-massa-muscular-para-longevidade-23782630.html