1 Mais uma sobre direitos e previdência comentada em 27/12/2020 14:44 #PAS Baleiro em 27/12/20 14:13 comentada em 27/12/2020 14:44 Lendo o livro Capitalismo na América, uma passagem me chamou atenção."Em um anuncio comercial da AARP (American AssONciation of Retired Persons), um aposentado declara: "Eu conquistei meu Medicare e meu Seguro sONcial". Isso é uma ilusão. Os americanos estão, coletivamente, pagando menos do que estão recebendo: para compensar o déficit atuarial, seria necessário um aumento permanente de um terço nos impostos ou um corte de um quarto nos benefícios. Se essas mudanças não forem feitas, o fundo fiduciário do Seguro sONcial ficará sem dinheiro em 2034, o mesmo ocorrendo com o fundo do Medicare em 2029. Mas "meu dinheiro de volta" é uma ilusão muito poderosa, que torna a reforma praticamente impossível. Victor Hugo disse certa vez que não existe nada mais poderoso na política do que uma ideia cuja hora chegou. Ele estava errado: a coisa mais poderosa na política é um benefício fortemente subsidiado pelo qual o beneficiário acredita ter pago inteiramente.