Logo depois de ouvir o Bode do "star getting shit done", fui revisitar algumas elucubrações antigas guardadas em meu Evernote, coincidência ou não, já havia escrito algo mais ou menos na toada do que o Bastter cansa de falar, o qual transcrevo aqui:
"Não acredito que talento seja algo estático que você nasce com ou morre sem. Sou da corrente do trabalho, do perrengue e do agir. O maior construtor de habilidades é a prática, não é o DNA, nem a teoria.
Claro, é evidente que alguns têm facilidade em determinado assunto enquanto outros não.
Olha só pra mim, desde moleque gosto de escrever e produzir conteúdo, enquanto fórmulas químicas e teorias físicas me causam arrepios de pavor. Óbvio que são indicativos claros das habilidades as quais tenho aptidão.
Porém, é ingênuo acreditar que o dito “dom” por si só é suficiente para o domínio da habilidade. Aquele que não tem talento algum, mas que tem garra e disciplina para manter a consistência diária no desenvolvimento da competência mostra-se muito mais apto em relação aquele que tem uma facilidade inata, mas nada faz em relação a isso.
Talento não cai do céu.
“Ain, mas eu eu nem sei no que eu sou bom”
Desse jeito, nunca vai saber.
Seu talento não será descoberto através de perguntas lamuriosas e vagas. Chances são que você não seja bom em nada enquanto não começar a fazê-lo.
Note, como descobrir se uma casa tem luz se não apertar o interruptor? Como saber se tem água se não girar o registro?
Sabe dançar? Não sei.
Sabe escrever? Não sei.
Sabe cantar? Não sei.
Sabe ensinar? Não sei.
Já tentou? Não.
Sobre o que já leu? Nada.
O que já experimentou? Nada.
Quais projetos já iniciou? Nenhum.
Aí você só pode estar de brincadeira. Como você espera descobrir o que te pulsa se você não gera o impulso?
A descoberta do seu talento não virá de uma epifania em uma noite de céu estrelado, muito menos o guru do Youtube vai descobri-lo por você. Produzir mais que consumir.
É preciso explorar as possibilidades e dar tempo ao tempo. Afinal, é pretensioso achar que você vai começar a prática da escrita hoje e semana que vem será um Paulo Coelho. Bota tempo nesse processo viu, anos e mais anos.
Conforme o tempo passa, a evolução aparece e, por consequência, a satisfação. Não dá é pra pensar que a habilidade precede a ação, quando na verdade é o contrário.
Pra ser bom em algo é preciso se permitir ser."