(UM) "Confundidores"
por EXEMPLO: se vc fizer um estudo sobre incidência de Câncer de Pulmão entre pessoas que consomem Álcool frequentemente e incidência de Câncer de Pulmão entre pessoas que não consomem nada de Álcool, poderá aparecer uma incidência MUITO maior de Câncer de Pulmão no grupo que consome Álcool do que no grupo que não consome.
se vc conclui que o Álcool provoca Câncer de Pulmão, PODE estar errado.
isso PODE ser dado porque no grupo das pessoas que consomem Álcool frequentemente terá muito mais Fumantes do que no grupo que não consome Álcool.
então o "Tabagismo" passa a ser um "Confundidor" na Conclusão do estudo pois, não seria o Álcool que provocaria o Câncer de Pulmão, mas sim o Tabagismo mais relacionado às pessoas que consomem Álcool frequentemente do que às pessoas que não consomem nada de Álcool.
(DOIS) "Especificidade"
por EXEMPLO: se vc faz um estudo com pessoas fazendo Alongamento ANTES da Corrida e pessoas que não fazem Alongamento ANTES da corrida, pode aparecer uma queda de Performance na Corrida no grupo que faz Alongamentos ANTES da Corrida.
entao vc conclui que o Alongamento diminui a Performance na Corrida se feito ANTES da mesma.
isso PODE ter sido concluído erroneamente porque o estudo não é específico, não espelha a realidade.
no estudo foi praticado UMA HORA de Alongamento ANTES da Corrida, o que na vida real não é a prática utilizada pois, normalmente quem alonga ANTES da Corrida, o faz por alguns minutos somente, não durante UMA HORA.
então mesmo se vc colocar "Aquecer" ou "Fazer Sexo" ou qualquer outra "Atividade" com gasto calórico maior que o de repouso ANTES da Corrida, se forem praticados por UMA HORA seguida, vão diminuir a Performance na Corrida da mesma forma - então a especificação estaria errada - não seria o Alongamento que prejudica a Corrida, seria QUALQUER Atividade Física com gasto calórico maior do que em repouso, ANTES da Corrida que prejudicaria a mesma.
(TRÊS) "Abrangência"
por EXEMPLO: se vc faz um estudo sobre Yoga ajudar ou não no Tratamento de Dor na Coluna, PODE aparecer resultados conflitantes, pois algumas pessoas sentirão melhora e outras não sentirão diferença nenhuma com a Yoga como parte do tratamento para Dor na Coluna.
então vc pode nao saber o que concluir.
logico que, para as pessoas que sentiram melhora depois que praticaram Yoga (mesmo que não seja pela prática da Yoga em si, mesmo que seja efeito Placebo), vai ser um resultado positivo.
para quem não sentiu melhora nenhuma com a pratica da Yoga, vai ser um resultado negativo.
mas tem as que se beneficiaram da Yoga... mas tem as que não sentiram nenhuma melhora com a Yoga....
bem, sendo CADA individuo diferente e CADA problema na coluna diferente e CADA linha de Yoga diferente, fica quase impossível ter uma conclusão que seja abrangente para todos.
explico*- para algumas pessoas Obesas ou com Fragilidade Muscular, a Yoga seria considerada uma Atividade Física de média intensidade até, o que PODE ser benéfico para prevenção e tratamento de Dor na Coluna, enquanto que para outras pessoas mais treinadas a Yoga convencional seria uma Atividade de baixíssima Intensidade, o que PODERIA não fazer a mínima diferença.
explico**-sobre o "tipo" de Yoga, existem linhas que vc mais respira parado do que faz movimentos.
em outras linhas de Yoga vc simplesmente não fica parado em nenhuma posição específica, mas sim se movimentando por uma hora seguida.
então em um tipo de estudo desses fica difícil ter um resultado expressivo se for tão abrangente.
deveríamos especificar mais, por EXEMPLO, "Obesos tipo I" e/ou "Yoga Ashtanga" e/ou "Dor na Coluna Lombar Aguda" - talvez assim PUDÉSSEMOS ter resultados mais expressivos.