peça ajuda aos moderadores
De tempos em tempos aparecem postagens aqui perguntando se alguma característica, ação etc é indicativo de adoecimento mental. Resolvi fazer esse post para tentar esclarecer algumas coisas.
1. Diagnósticos são importantes por alguns motivos, listo 2 aqui:
- Permite um estudo aprofundado da coisa, compreendendo assim a origem - etiologia(s), os sintomas, o prognóstico e o tratamento. Sem criarem um termo para falar de algo é quase impossível estudar a coisa.
- prognóstico: é possível compreender os riscos envolvidos para quem vive a condição do adoecimento. Assim sabe-se qual o risco e quais tipos de tratamento são eficazes/melhores/indicados dentro das especificidades de cada transtorno.
Inclusive com diagnósticos e intervenções precoces como acontece em autismo, ou como já está sendo feito nesse momento é em função da expectativa de aumento de casos de estresse pós traumático (ptsd)
Sem o diagnóstico de ptsd seria impossível saber que deveríamos nos preparar e como nos preparar para ele.
2. Procure um especialista na área. Geralmente são psicólogos e psiquiatras. Tem picareta em todas as áreas. Procure um Psiquiatra ou psicólogo BOM!
Ficar procurando sintoma e diagnóstico na internet só vai diminuir a chance de você ser bem atendido pelo profissional.
Nenhum lugar da internet, inclusive a bastter.com, pode fazer diagnósticos.
Tudo que não for um uma consulta com um profissional é picaretagem.
Saúde & Esportes > FAQ > Como encontrar um bom médicoSaúde & Esportes > FAQ > Consulta Médica - Como aproveitar melhor3. Hoje é entendido que as coisas humanas são humanas. Então todos os humanos vão apresentar em algum grau, em algum momento da vida, uma variedade de ações que poderiam ser sintomas de algum tipo de adoecimento mental/psicológico.
Os diagnóstico não são feitos apenas pela existência de coisas humanas.
Todos somos felizes, mas não maníacos. Tristes, mas não depressivos. Ansiosos, mas não com transtorno de ansiedade. Deliramos, alucinamos e temos alguma paranoia em algum momento da vida mas não somos psicóticos.
Nas matérias de psicopatologia é bem comum os alunos saírem meio perturbados achando que tem tudo, pq tem tudo mesmo, mas não são adoecidos. As coisas humanas são humanas.
4. Os sintomas são relevantes por: duração no tempo, intensidade e prejuizo/riscos.
Boa parte dos sintomas envolvem critérios de tempo e intensidade.
O normal do humano é a variação de ações, sentimentos, sensações. Quando alguma dessas coisas começa a ficar tão grande, intensa, repetida ou frequente ao ponto de não conseguir viver as outras é um bom indicativo de que tem algo errado. Mas só um profissional fazendo uma boa anamnese para saber mesmo.
Acho que no geral é isso, se o pessoal da área quiser acrescentar vai ser ótimo.
Abraços.