Ultimamente tenho pensando sobre isso, sobre como a diferença dos métodos de estudo pode dar resultados significativamente muito diferentes. Durante a faculdade e a escolinha a maioria de nós simplesmente decorava os slides ou lia os livros-texto na tarde ou noite anterior a prova e se dava bem, mas uma semana depois nem sabia mais como generalizar a tríade pitagórica (eu sei que vc tentou lembrar e não sabe).
Pensando nisso tenho pesquisado sobre métodos de estudo e revisão. Isso é importante porque a forma como você consolida a informação e reforça ela determina a perenidade daquela habilidade ou conhecimento no cérebro. Hoje você olha pros espelhos enquanto dirige, digita no pc sem olhar pro teclado ou muda os acordes no violão sem "nem pensar".
Vou compartilhar meu "método" de estudo ativo e gostaria de ter dicas, sugestões e conhecer os métodos dos colegas. Hoje tento botar em prática algo assim:
> Assisto a aula sobre o tema tento fazer de 10 a 15 questões sobre a aula (agora sei o que é mais importante saber dentro daquele universo de informações)
> faço mapas mentais e anotações objetivas sobre o que errei
> tento saber por que aquela informação é o que é (ex: para infusão de potássio maior que 20mEq use veia central! Ok, mas por que? Bem, porque periférico pode causar flebite. Ah sim, entendi) (agora não vou me esquecer que naquela situação tem que ser daquela forma porque pode dar aquele problema)
> faço de 30 a 40 questões
> tento fazer um resumo mental dinâmico sobre a matéria (se eu ficar titubeando, volto a ver a aula, anotar os erros, explicar escrevendo no papel por que errei.)
Quem puder contribuir, agradeço!