Esta é a parte 2 do tutorial, para ver como começou e acompanhar a parte 1, vá em:
TUTORIAL: Cadastro de Clientes Multi Camadas em C# e SQL Server - Parte 1 - Tecnologia - Bastter.comContinuando de onde parei, crie mais um projeto que será a camada de negócio da aplicação, nela é possível criar regras de negócio do sistema como validação de CPF e afins, e é útil como “ponte” entre a camada que chamamos de apresentação (a interface onde o usuário final terá acesso de fato, pode ser Web, Desktop, Console, Mobile, etc) e a camada de dados, desta forma nunca a camada de apresentação terá acesso direto a camada de dados, isso é uma boa prática de programação.
Dê o nome
Business ao projeto e renomeie a classe gerada para Negocio.cs.
Como este projeto é novo e terá contato tanto com a camada de entidades quanto com a de dados é necessário adicionar referência deles ao projeto, relembrando:

Aí basta criar o método que irá chamar a gravação de clientes da DAL, passando a entidade de Clientes como parâmetro.

Note a instrução SQL com novamente o arroba pra indicar parâmetros, isso é outra boa prática de programação, assim não é passado de forma dados sensíveis como nome e idade direto no código, de forma “hard code” como é chamada. Estes dados estão dentro da classe Clientes e só são enviados lá na camada de Dados, evitando assim um possível problema de segurança.
Método simples, só cria a instrução SQL, instancia a DAL e chama o método de gravação, passando a instrução e a entidade de Clientes já preenchida (que virá da camada de apresentação).
Agora finalmente saímos das camadas de arquitetura e vamos para a camada de aplicação. Começando com console que é a mais simples de emular os testes, crie um projeto pela Solution, com o template Console App (.NET Framework), e dê o nome de Console.
A aplicação do tipo console é a clássica tela de DOS, ao ser criada ele já gera um arquivo inicial chamado
Program.cs. Lembre-se de adicionar referência aos projetos Business e Entities.
Para simplificar veja um exemplo de uma gravação de cliente:

Basicamente é instanciado as classes de negócio e de entidade, passado os valores para a entidade e chamado o método de gravação com a entidade por parâmetro, tranquilo né?
Ao rodar o projeto, por ser do tipo DOS e não ter sido codificado método de parada a tela irá abrir por uns segundos e fechar, isso é esperado mesmo (para evitar que feche basta ao final do código incluir um
Console.ReadKey(); mas assim que você digitar algo ele fecha).
Antes de rodar o projeto clique com o botão direito no nome do projeto e clique em
Set as Startup Project, fazendo isso o Visual Studio entende que ao rodar a aplicação irá abrir o console.
Após rodar o projeto, se tudo deu certo, terá sido gravado no banco 1 registro:

Você pode ver o resultado sem sair do Visual Studio também, bastando acessar aquela aba Server Explorer

Se deu erro veja onde é o erro e qual é a mensagem e avise nos comentários.
Agora crie mais um projeto sendo do tipo ASP.NET Web Application (.NET Framework), na linguagem C#, mantenha a versão do .NET Framework na 4.5 e dê o nome de Web, irá aparecer uma tela nova

Atualmente é possível criar até 5 tipos diferentes de templates web, cada uma com sua particularidade, pra simplificar escolha o primeiro template, Empty, mas encorajo depois a estudar os 3 últimos que são os mais novos pra desenvolvimento Web, deixe as opções a direita em branco também.
Após criar será mostrado uma página com links úteis para documentação do ASP.NET, sugiro dar uma olhada depois.
Agora clique com o botão direito no projeto e defina como o inicial, relembrando é a opção Set as Startup Project, depois vá em
Add > New Item e configure assim:

Deixei como WebForm que, apesar de ser uma forma antiga de se criar páginas Web, é uma forma simples e tranquila pra quem está começando. Mas novamente, sugiro o estudo dos templates da imagem anterior, especialmente o MVC.
Criei um layout básico para cadastro de clientes, é possível ver como ele ficou clicando na parte de baixo da tela, em Design, e tem como ver tanto o Design como o código clicando em Split:

Crie o evento click do botão, basta começar o OnClick que o Intellisense irá sugerir um evento pra ser criado (e se não sugerir da pra forçar a sugestão com CTRL + Espaço), basta escolher em Create New Event. Para ir a página de códigos aperte F7.
Validação de campos vazios para nome e idade:

Esse Register aí de cima registra um script na página incluindo o scropt JS que quiser, no exemplo incluí um alert pra dar a mensagem de erro ao usuário, e coloquei um return pra sair do evento click.
Logo após crie o método para gravar cliente, desta forma:

Toda vez que é escrito em C# um nome seguido de (); o Visual Studio entende que está sendo chamado um método, como ele não existe ainda se você apertar CTRL . em cima do erro ele irá sugerir a criação do método a esquerda, na imagem.
No método será igual ao console, antes só lembre de adicionar referências aos projetos Business e Entities, e depois:

Pronto, está feito nosso cadastro de clientes, note que o campo de idade está sendo convertido pra inteiro, que é o formato da entidade que se assemelha ao formato do tipo de dado lá da tabela do SQL Server. Experimente colocar um texto no campo ao lugar de número, para ver a exception do Visual Studio entrar em cena.
Aperte F5 pra rodar, o Visual Studio irá startar um servidor interno, chamado IIS (Internet Information Services) Express, que é uma versão simplificada de um servidor web, rodando localmente em sua máquina, e abrir uma janela em seu navegador.


Então é isso, veja como só precisamos criar uma vez o código para gravar no banco e podemos utilizar em N projetos. O exemplo foi apenas com 2 tipos, mas poderia incluir mais projetos variados que funcionaria da mesma forma, talvez com uma ou outra adição diferente, mas o conceito é esse.
Espero que tenham gostado e se tiverem dúvida mandem aí, valeu.
Visual Studio Community 2019 - Free IDE and Developer ToolsDownload Microsoft® SQL Server® 2012 Service Pack 4 (SP4) Express from Official Microsoft Download CenterCódigo fonte do projeto:
GitHub - wbalbo/CadastroClientesMultiCamadas: Cadastro simples de clientes em multi camadas em C# com SQL Server