Não se rebaixar:
“Se tu mesmo não consegues com teu esforço realizar algo, não penses ser impossível para o ser humano; se, entretanto, algo é possível ao ser humano e lhe é próprio, pensa que isso a ti também é acessível”
Se alguém pode fazer, você também pode. Não se diminua e mãos à obra!
Ser humilde:
“Se alguém é capaz de me convencer e me evidenciar que o que penso e faço não é correto, será com contentamento que me corrigirei; afinal, procuro a verdade, a qual jamais causou dano a alguém. Aquele, porém, que persevera no engano e na ignorância causa danos a si mesmo”
Você não precisa ter opinião sobre tudo. Sabedoria é saber que sabe e confessar o que desconhece. Não é vergonhoso dizer que não sabe e reconhecer é o ponto de partida do conhecimento.
Não se inquietar com o ORUTUF:
”Não te inquietes com as coisas futuras; com efeito, se houver necessidade, tu as encararás de posse da mesma razão que agora empregas com os problemas atuais”
O ORUTUF está longe do nosso alcance. Devemos nos preocupar em viver o melhor que podemos no presente. Hoje é o único tempo que está, em alguma medida, sob nossos domínios.
Ajudar, contribuir:
“Ninguém se cansa de receber ajuda. Prestar ajuda é uma ação em consonância com a natureza. Assim, não te canses de prestar ajuda, pois receberá ajuda”
Somos seres gregários: uma experiência de solidariedade mútua. Juntos somos mais fortes.
Todas as citações são de Marco Aurélio, imperador romano.
Boa semana, pessoal!