... Segue um relato.
Sempre achei que por fazer exercício com frequência, não precisava dar tanta bola para alimentação.
Não que minha alimentação fosse somente de lixo. Por exemplo, sempre tive o hábito de comer bastante frutas.
E achava* que não exagerava nas coisas ruins.
*Não comia muita porcaria, mas
- quase meio litro de refrigerante por semana;
- quase meio litro de cha mate industrializado (aquele mesmo cheio de açúcar) por semana;
- meio pacote de biscoito recheado por semana;
- de duas a tres vezes por semana aquele doce/sorvete/picolé;
- fora outras coisas como excesso de carne vermelha, carboidratos, ... e por aí vai.
Esse “não é nada” estava fazendo com que eu engordasse uns 2kg por ano e, o pior, me acostumando com os desconfortos que o quilinhos a mais trazem (mesmo não chegando, ainda, a estar obeso propriamente dito).
Em Fevereiro fiz os exames de rotina e vi que algumas taxas (triglicerídeos, glicose e colesterol) já estavam passando para a faixa ruim.
Criei vergonha na cara e fui a uma nutricionista.
Quando recebi a dieta, vi que era uma simples adequação. Diminuir o carboidrato, colocar mais salada e algumas recomendações para evitar as porcarias.
Por exemplo, o chá industrializado eu substituí pelo feito em casa. E já que o sabor ia ser diferente mesmo, já comecei a fazer sem adicionar açúcar.
Refrigerantes e biscoitos: não posso falar que cortei 100%. Mas até o inicio do desafio estava sendo tão pouco que nem sei parametrizar.
Doce (seja chocolate ou bolo): até que a redução no meu consumo não foi tão grande. Mas tenho certeza que essa desafio irá me ajudar a substituir para algo mais saudável.
Petiscos e churrasco: Quase que semanalmente faço um. Seja com amigos (antes da pandemia) ou somente com minha esposa mesmo. Até isso consegui adaptar. Diminuindo a quantidade de carne e acrescentando legumes: abobrinha, berinjela, tomate cereja, cebola roxa, abacaxi com canela. Acreditem, ficam uma delicia. Neste caso, ainda tem a cerveja para acompanhar (mesmo diminuindo a quantidade). Mas já combinamos de fazer o próximo sem cerveja.
Enfim, com menos de um ano, perdi nove quilos (de 82 para 73 kg) e, principalmente, as taxas que estavam ruins, desabaram.
Escolham a sua dificuldade.