Quando falamos de prática baseada em evidência, muitas pessoas confundem este termo com prática baseada em artigos científicos. Prática baseada em evidência vai muito além disso, esta se baseia em PESQUISA CLÍNICA de alta qualidade. Pesquisa clínica se baseia em pacientes de verdade, profissionais de verdade, utilizando técnicas estabelecidas com critérios de avaliação de resultado também validados. Ela é produzida dentro do ambiente clínico, seja hospitais, CTI, ambientes esportivos etc, ou seja fora de laboratórios. Além disso, ele precisa ter qualidade, uma ótima metodologia de pesquisa aplicada, com viés baixo, mostrando que o conteúdo é aplicável.
Outro ponto importante é a prática clínica, que é fundamental para que a ciência seja feita. Não basta ter uma forte evidência de que algo funciona se você é um profissional que não consegue aplicar a técnica/conteúdo. Fica impossível validar uma pesquisa clínica se não há uma boa prática clínica. O forte bullshit aqui é: ''eu sempre fiz isso e funcionou!'' "Ah, tá vendo, se você não faz isso há muito tempo então não adianta se guiar por artigos!''
Prática clínica não tem relação direta com o tempo que o profissional atua ou o que ele sempre utiliza como recurso, e sim o quão bem ele aplica o determinado recurso/técnica.
Outro ponto importante é a preferência do paciente. Isso TEM QUE ser levado em consideração quando pensamos em pesquisa clínica. Caso um paciente tenha uma lesão X e acupuntura tenha grande evidência que funciona para a lesão X , mas o paciente morre de medo de agulha, então acupuntura já não é mais indicado para aquele paciente!
Pra explicar de forma prática, temos: Pratica baseada em evidência = Melhor evidência disponível + prática/experiência clínica + preferências do paciente.
Portanto, PBE não é um tipo de metodologia científica, PBE é um modelo de atendimento ao paciente baseado em evidência. Essa diferença é MUITO importante. PBE UTILIZA uma boa metodologia científica para respaldar nossa prática!
Quais são as barreiras enfrentadas pelos profissionais quando falamos em PBE?
As mais comuns são a dificuldade de acesso aos artigos de qualidade, muita gente não sabe procurar ou simplesmente não tem acesso a uma biblioteca para isso. A lingua inglesa, deficiência em metodologia e estatística tbm contribuem para isso.
Os maiores bullshits que vejo e escuto por aí vem daqueles que tentam refutar ciência com opinião pessoal. Só se refuta ciência com ciência de melhor qualidade.
Profissionais que estacionam em seus conhecimentos adquiridos no início da profissão, repetem, não buscam atualização, tornam-se reféns de práticas obsoletas e quem sofre são os pacientes, que poderiam estar sendo melhor tratados recebendo uma intervenção mais eficaz, com melhores desfechos clínicos.
O argumento de: ''Ah, mas daqui a pouco isso muda, ciência está sempre mudando!'', também não cola. Se pararmos pra pensar nessa frase, temos até que ficarmos felizes de que a ciência está sempre mudando, ou melhor, evoluindo! O que temos é aplicar o que sabemos no momento, assim colocamos a chance sempre a nosso favor. Negar isso é negar evolução!
''Ah, mas existe a individualidade biológica, o que funciona pra um não necessariamente funciona pra outro!'' Esse é um bullshit que eu concordo em partes. Existe a individualidade biológica e ela faz parte da PBE SIM ! Isso se encaixa na preferência do paciente, não necessariamente no que ele quer, mas sim no que ele melhor se adapta! Você profissional é o responsável por adaptar a melhor evidência a seu paciente! PBE não é receita de bolo, não é copiar o que está escrito nos artigos. Quem fala isso provavelmente não entendeu ou não sabe o conceito!
Pra fechar, PBE melhora os desfechos clínicos do paciente, diminui a judicialização na saúde, reduz custo de atendimento, fundamenta nossa prática profissional e atua na mudança cultural do achismo. Enquanto não formos capazes de fazer e aplicar ciência de qualidade, cloroquinas e ivermectinas da vida serão utilizadas sem critério clínico, placebos e apenas experiência profissional serão a base da nossa prática clínica. O resultado em consequência, é aleatório ou catastrófico. Você pode escolher....
Pacientes, vocês devem exigir mais!
Boa noite a todos!