No apartamento que moro (de aluguel) aconteceu um vazamento, e o proprietário contratou um encanador para resolver o problema. Ele presta serviços no prédio há 30 anos, e conhece todos os moradores.
Este encanador é um senhor aparentemente de origem muito simples mas muito educado, faz o trabalho com cuidado e tem muita experiência, mas me chamou a atenção que ele tem bastante dificuldade pra se locomover. Está com problemas ortopédicos. Claramente está trabalhando por necessidade. Vi que ele estava carregando coisas pesadas e me ofereci para carregar por ele, já que ele está fazendo o serviço sem um ajudante. Eu tenho meus problemas de coluna, mas sou relativamente jovem (entro nos 40 este ano) e estou felizmente sem qualquer limitação.
Já tinha notado que ele tinha um tanto de idade pelo jeito de falar, mas hoje conversando um pouco antes de ele retomar o trabalho ele comenta que tem 83 anos.
83 anos! Fiquei surpreendido. Sabia que ele não tinha pouca idade pela forma de falar, mas não imaginaria um senhor desta idade fazendo um trabalho fisicamente pesado.
Ele faz o trabalho dele com um sorriso no rosto, mesmo que ele tenha dores. Mas fica claro que ele faz este trabalho não somente pela satisfação, mas por precisar deste dinheiro para subsistir.
Vendo este tipo de caso eu penso o seguinte. Espero chegar na idade dele com saúde para trabalhar e fazendo algo que me traga este sorriso no rosto que ele tem, mas espero fazer isso somente pelo sorriso no rosto e não pela necessidade do dinheiro para pagar as contas.
Somos privilegiados de ter acesso a um conhecimento inexistente à época que este senhor era mais jovem e pleno de saúde, e eu pelo menos creio ter a responsabilidade de aprender e aplicar este conhecimento para tentar ter um ORUTUF diferente.
Já sou grato a este senhor pela oportunidade de aprender sobre vida com ele.