Sou servidor público e há 2 anos me mudaram de setor para substituir uma pessoa que saiu.
Havia 2 servidores lá (o que saiu e o atual chefe) e alguns estagiários.
Quando lá cheguei estava tudo muito bagunçado. Dei umas sugestões, e fui mudando aqui e acolá, e as coisas entraram nos eixos.
Acontece que depois disso o chefe do setor se acomodou, eu praticamente desempenho todas as funções dele e ele fica no Zap. Uma ou outra coisa ainda resolve.
Recentemente saí de férias e quando voltei me deparei com o setor travado, cheio de coisas que ele não atendeu. Pra variar ele saiu de férias na sequência, fiquei só pra fazer todo o serviço. Abaixei a cabeça e fiz tudo. Hoje tá tudo em dia. Mas aí a revolta veio. Fiquei super puto.
Fui até o responsável pelo órgão (chefe dele e meu também) e relatei que queria voltar para meu antigo setor. Disse a verdade, os motivos acima. Fui atendido (eu saio e outro servidor me substitui).
Na semana que vem meu chefe imediato volta das férias e eu saio do setor nos próximos dias. Nesse período de saída, 1 semana que trabalharemos junto, o clima vai ficar tenso. É claro que ele não vai gostar e meio que não vai entender pq pedi para sair. Afinal vai sobrar mais trabalho pra ele (acredito que eu fazia entre 70% e 80% do trabalho lá).
Outra pessoa me substituirá, então se a questão for o número de gente, não haverá mudança.
Agora eu pergunto: eu simplesmente digo "tchau e foi bom trabalhar com você"? Ou digo que pedi para sair porque as atitudes dele de ficar o dia inteiro enrolando, não tomar as rédeas do setor, não ter iniciativa, etc, me desmotivaram a ficar ali???
É melhor a verdade e o surgimento de uma inimizade real no trabalho (não somos amigos, apenas colegas que mantêm a civilidade)? Ou e melhor eu sair quieto e guardar a mágoa só pra mim? Sei lá, tá tudo muito entalado na minha garganta, faz pelo menos 1 ano que isso me incomoda. Detalhe, continuaremos no mesmo prédio, separados por alguns metros, nos encontraremos todos os dias.
O que percebi e me deixou mais puto é: o fato dele sugar toda minha gana por trabalhar e fazer o melhor (na minha opinião, lógico) para usar o tempo pra ficar de boa na internet.
Todas as vezes que saí de férias deixei o setor o mais redondo possível para ele. Das duas vezes que retornei de férias a situação sempre foi crítica.
Outro detalhe: nunca falei pra ele que essa situação me incomodava até porque não ligo de trabalhar, sou pago para isso.
Conseguiram me entender?
Ajuda eu... No fim das contas eu só quero #PAS.