Não importa quanto tempo você invista em conhecimento, quantas vezes leia o roteiro do iniciante, quantas vezes assista os chats antigos...
Você vai errar!
Pode ser na escolha de 2 ou 3 ações num universo de 100 ativos no BS. Pode ser na escolha do imóvel que irá comprar. Pode ser na escolha do mercado onde quer atuar profissionalmente.
Não temos controle sobre isso. Só sabemos se deu certo depois de acontecer.
O que podemos fazer? 1- Não desistir após os erros (aprender com eles) e 2- Estarmos preparados para os erros.
Muitas das pessoas mais bem sucedidas do mundo falharam inúmeras vezes antes de conseguir chegar lá. As histórias do KFC e do McDonalds já são clichê, mas precisamos entender o quão persistentes foram essas pessoas.
1- Não desistir após os erros (aprender com eles):
E se você tentar 10 negócios, todos derem errado e você parar no décimo? O 11º poderia ter dado certo. Não é conversa de HCAOC, é lógica!
Aprenda com os erros, analise com calma no que você deve melhorar, e as probabilidades de vingar vão aumentar a cada novo negócio que você tentar. Ou imóvel (ou outro ativo) que vai comprar.
2- Estarmos preparados para os erros:
Essa conversa de "vou largar tudo e ir para os EUA", "vou largar tudo e investir numa franquia", "all in nesse imóvel comercial", "90% em ações"... se não der certo, você vai morar onde? E pra se recuperar do erro?
Esteja preparado. Esteja diversificado. Crie fontes de renda que PERMITAM que você possa se aventurar no negócio que está buscando. Tenha POUPANÇA e RESERVA DE VALOR.
Parece óbvio um tópico desse depois de tantos Bode Bastter e tudo mais, mas não sei... a enquete sobre quantos % tem em ação mostrou que não é tão óbvio para muitos.
"Se o mercado ficar de lado por 30 anos e a inflação chegar a 15% aa, como vou estar?" Importante refletir.
- Diversifique MUITO, não só em renda variável. Se você tiver poupança, dólar, euro, savings account, imóveis e outros negócios, na hora do caos você vai abracer ele, e não correr.
- Saiba inglês e outra língua, se capacite cada vez mais.
- Use os erros para aprender e não para desacreditar em si mesmo.
- Cuide do ego. O que sabemos é uma gota no oceano.
Se falei bobagem, podem excluir, mas me veio isso na cabeça. Essa coisa de desistir após um erro ou outro fez com que várias pessoas incrivelmente talentosas não chegassem onde gostariam.