Escutando o bode de hj, onde o bastter fala de roleta, chances e poker, eu resolvi compartilhar com vcs aqui uma ferramenta pra demonstrar o quanto a variancia é alta mesmo num jogo como o poker, e o quão é dificil lidar com ela, nos ultimos 12 anos eu joguei poker profissionalmente e enfrentei periodos de grande variancia, onde eu sofri bastante com perda de confiança, ansiedade, irritação e etc, até hj eu ainda sofro um pouco com esse aspecto da profissão, visto que é muito dificil treinar o cerebro pra não se preocupar com resultados de curto prazo, visto que é muito dificil aceitar perder...
Fiz 3 simulações aqui, usando uma taxa de vitoria media de um jogador profissional, e colocando o numero de mãos medio jogador em uma semana, um mes e 1 ano:
![]()

Nesse primeiro exemplo, da pra ver que um jogador profissional tem quase 30% de chances de terminar uma semana perdendo dinheiro, um jogador que jogue mesa de 100usd pode tanto perder 1k, quanto ganhar 1.8k, por muitas vezes eu olhava e me preocupava com resultados até mesmo diarios, mas mesmo colocando as chances a meu favor (jogando bem) eu ainda tenho quase 30% de chances de sair perdendo em uma semana (20k mãos)
Agora simulando 1 mes/80k mãos

As chances de sair perdendo ja diminuem bastante pra menos do que 13%, mas ainda assim é comum ter um mes de perda no ano...
E pra fechar simulando um ano 900k maos

Aqui praticamente não há mais chances de sair perdendo e conseguimos "vencer" a variancia, isso tudo serve pra ilustrar o exemplo de colocar as chances ao nosso favor, eu ja passei por periodos de grande azar (bad run no poker) onde me sentia muito mal/frustrado e sem confiança, e também ja passei por periodos de grande sorte, onde me sentia nas nuvens/me achando, hoje eu tento evitar ao maximo me importar com resultados de curto prazo e focar em fazer a coisa certa (estudar/trabalhar) e deixar que o tempo faça o serviço...