Caro @gustavo,
Além de te reenviar por e-mail, coloco aqui também no fórum para que outros participantes também contribuem e possivelmente a sugestão fique ainda mais funcional. Segue, portanto, a proposta pra tornar mais funcional a aba Finanças, no Financeiro do Bastter System.
De fato, pra quem tem IRPF retido na fonte pelo empregador, a funcionalidade que proponho não será tão útil, mas será certamente muito útil pra quem não tem. Isso que proponho pode ser também futuramente expandido pra quem é PJ (terceirizado), o que deve se tornar tendência. Além disso, irá ajudar muito quem recebe em dólares, euros ou outra ME e tem muita dificuldade em calcular "acréscimo patrimonial decorrente de variação cambial".
Neste sentido, quando uma receita fosse cadastrada em finanças no BS, a pessoa deveria primeiro selecionar a moeda em que recebeu e depois classificar ela em:
1) rendimentos tributáveis recebidos de PJ pelo titular (aqui você pode também colocar a chave titular/dependentes, tendo em vista que ambos estão incluídos no BS, mas poderia ficar pra uma segunda fase) - está aqui nem todos irão querer cadastrar, porque como você mesmo citou, seria um duplo preenchimento.
2) rendimentos tributáveis recebidos de PF e do exterior pelo titular (titular/dependentes) - sendo que aqui quatro sub-opções:
2.1) trabalho não assalariado - esse aí poderia também gerar um carnê-leão, igual ao que já acontece com a os proventos de aluguel registrado na aba imóveis
2.2) aluguel - que não precisa estar aí e já viria automaticamente dos rendimentos dos imóveis - ou seja, a aba receitas agora passaria a concentrar todos as receitas recebidas pelo cidadão, inclusive dividendos, rendimentos e JCP - sendo que estes, como já estão no BS seriam preenchidos automaticamente aqui em finanças
2.3) pensão alimentícia e outros
2.4) exterior - aqui os valores serão colocados em moeda estrangeira e o BS já calcula o valor em real automaticamente com a cotação e diz o ganho com variação cambial no fim do ano;
OBS: na mesma lógica, a pessoa poderia incluir como "despesas" as deduções previstas no IR, que são subclassificadas em
2.a. previdência oficial
2.b. quantidade de dependentes
2.c. pensão alimentícia
2.d. livro caixa

desse modo, o DARF/carnê-leão, que já é preparado com as receitas de aluguel do BS e os impostos retidos no exterior, agora ficaria bem mais completo.
3) rendimentos isentos e não tributáveisaqui, como não a geração do DARF, não vejo como necessário a pessoa sub-classificar a despesa em algumas das 26 classes de rendimentos isentos, mas note que novamente já há alguns que o BS calcula automaticamente, como por exemplo, rendimentos de FIIs, dividendos de ações, rendimentos de poupança cadastrada no BS, eventuais vendas inferiores a 20.000 no mês ou 35.000 pra stock ou lucros compensados por prejuízos anteriores, até mesmo lucro imobiliário isento no caso de compra de outro imóvel residencial em até 180 dias, mas aí teria que haver umas modificações na aba imóvel também. claro que poderia haver um ? (clique para ver as regras) descrevendo as 26 tipologias de rendimentos isentos
4) rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitivaaqui a pessoa pode colocar manualmente seu 13o salário e rendimentos de investimentos que não estão no BS, mas o próprio BS pode automaticamente cadastrar JCP, o rendimento de vendas de FII (ou mais de 20.000 ações/35.000 de stocks), além de ganhos em ME, que podem ser extraídos do cadastro de reserva de valor.
despesas: a lógica pra cadastrar despesas seria a mesma, sendo que haveria as sub-classes que existem no IRPF passíveis de dedução (ver abaixo), além disso poderia haver uma outra classe chamada INVESTIMENTOS ou APORTES, que já pode vir automaticamente do BS e concentrar tudo que a pessoa investiu e cadastrou no BS. pra turma detalino não ficar com raiva você pode até criar um OUTRAS DESPESAS ou DESPESAS NÃO DEDUTÍVEIS, caso a pessoa queira usar o BS também pra seus controles de gasto. note que quando o BS virar um app, essas despesas poderiam ter a entrada de maneira bem simples, mas enfim, eu não colocaria isso e nem pretendo usar, porque não faço esse tipo de controle - mas ele pode ser muito útil pra quem tem dívida e você poderia até usar isso pra sugerir que a pessoa ABATA em caso de saldo positivo entre receita e despesa ou haver um ALERTA caso haja mais despesas do que receitas. enfim, fica ao teu critério pensar a melhor maneira de aproveitar esse dado.

mais uma vez, @gustavo: meus parabéns pelo teu trabalho no Bastter System e obrigado pela abertura a sugestão. a ideia aqui é transformar a aba "finanças" numa espécie de repositório de todos os recebimentos e aportes já cadastrados no BS + a possibilidade da pessoa colocar manualmente receitas e gastos que pra ajudaria ele a fazer o seu IRPF ou mesmo a se organizar financeiramente.