Olá pessoal, eu ia publicar na maratona mas achei que sairia do foco do post então resolvi criar um tópico.
Aos advogados ou outros que puderem ajudar, vou tentar resumir mas sou prolixo, tem resumo em negrito ao final do texto:
Estou com uma ideia de escrever um livro sobre a história e algumas curiosidades de empresas públicas americanas listadas nas Bolsas de lá e publicar na Amazon, a intenção nem é vender e sim ir lá e fazer seguindo o espírito da maratona, mas antes de começar preciso tirar esta dúvida.
A ideia original era falar somente disso, história e curiosidades, ensaiei minha escrita em 3 textos relativamente curtos postados nos respectivos murais das empresas:
Bastter.com - Breve história e algumas curiosidades - AAONBastter.com - História e algumas curiosidadesBastter.com - História e algumas curiosidadesMas ao conversar com um amigo advogado ele disse que pra evitar possíveis problemas de direitos autorais o ideal é, transcrever localizando os fatos (não só copiando e colando mas ajustando a termos conhecidos aqui no Brasil) e, além disso, também incluir a minha
opinião pessoal sobre a empresa, que é basicamente o que jornalistas fazem quando querem escrever um livro sobre determinada figura pública ou empresa.
Para se livrar de possíveis problemas autorais tentam sempre incluir opiniões pessoais e também citar os fatos públicos (com os devidos créditos aos criadores), faz sentido fazer desta forma?.
Não queria ficar dando opinião sobre empresa já que o foco não é investir nelas nem nada do tipo e sim contar histórias e curiosidades, mas pra evitar possíveis problemas estou pendendo a aceitar a sugestão do amigo advogado.
A dúvida além de ser essa de fazer sentido é: até quanto eu posso transcrever informações públicas para o livro e como devo medir isso em relação a dar minha opinião pessoal sobre a empresa?
TL;DR: Quero escrever um livro sobre empresas públicas mas tenho dúvidas quanto a direitos autorais e não sei mensurar quantos % devo transcrever fatos e dar os devidos créditos, e quantos % devo incluir minha opinião pessoal sobre a empresa.Obrigado.