Boa tarde, pessoal. Gostaria de aprender com esse tópico, pois eu não sei nada sobre o que vou descrever e até acho que pode ser BUCHETTI.

Em um Bode, o Bastter fala uma frase de uma imagem da galeria. "Para de fingir (ou acreditar) que você possui uma doença que não tem".
O ponto que quero chegar é: O quão forte é o acreditar? Existe alguma área específica da ciência que estuda isso?
Acredito que ficou vago o que escrevi, vou tentar usar alguns exemplos:
1) Eu acredito que tenho alergia a um composto X. Nunca fui testado clinicamente para verificar se tenho mesmo. Eu nem lembro como cheguei à conclusão de que tenho alergia a ele! Não consigo recordar nenhum episódio marcante que o contato com X me causou forte reação alérgica, eu acho que só passei a acreditar que tinha. Talvez por algum comentário pontual que minha mãe disse, ou algum evento pontual que X estava presente (mas pode não ter sido a causa), sei lá... Então, existe hoje alguma condição clínica (alergia, doença, sintoma, ...) que vocês passaram a acreditar e não se lembram por quê? O quão forte é esse poder de acreditar e, talvez, de se "auto-enviesar"? Ele realmente é capaz de causar alterações físicas (tanto boas quanto ruins)?
Acho que é BUCHETTI ou loucura do LaoTzu minha, mas eu fico pensando o quanto o
crer é capaz de levar a algum resultado. Outro exemplo (nóia pessoal):
2) Eu tenho medo de me "auto-enviesar" e, por isso, não tomo creatina. Não quero puxar aqui uma discussão de suplementos, o que ocorre é que pratico musculação há vários anos e nunca usei creatina. Aos que nunca ouviram falar, creatina não é necessária na musculação (longe disso). No entanto, ela é o suplemento com maior quantidade de estudos e demonstra boa eficácia no aumento de performance geral no treino. Long Story Short: Existe um estudo que mostrou aumento nos níveis de DHT em jogadores de rúgbi após suplementação com creatina. Não entendo o mecanismo, mas DHT parece ter um papel na queda de cabelo. Logo > família com predisposição à calvície + este estudo = fico pensando: "Puxa, se eu tomar creatina meu DHT PODE elevar e TALVEZ meu cabelo caia um pouco além do comum."Loucura né? Parece muito BUCHETTI! Um estudo feito com jogadores de rúgbi? Níveis de DHT sendo elevados? Eu nem sei como funciona o mecanismo da DHT na perda de cabelo. Por que fico preocupado então?
Pesquisando no reddit, vi poucos relatos de pessoas que usaram creatina e realmente sentiram um aumento na queda de cabelo, mas eles existem.
Cheguei no ponto que grifei acima. Se eu tomar creatina, e realmente notar que meu cabelo está caindo mais que o normal, é porque eu estou na nóia e ACREDITANDO em um quadro que não tenho (me propus a acreditar) ou, de fato, pela minha predisposição genética realmente a creatina deu uma ajudadinha?
Preciso de voadoras e opiniões. Esquece os exemplos BUCHETTIeiros que dei. Eu realmente achei interessante esse campo do "Poder de Acreditar" e queria aprender mais, só que não sei qual a profundidade científica disso e o que procurar em livros/estudos/filmes para achar sobre o tema.
Obrigado por lerem meu tópico, se tiver outro que se encaixe melhor (não achei na busca usando as palavras: acreditar, pretending, poder, ...) peço que me redirecionem.
*Referências*Creatine & Hair Loss:
Creatine Hair Loss: What the Research Saysdht-levels
DHT levels in rugby players:
Three Weeks of Creatine Monohydrate Supplementation Affects... : Clinical Journal of Sport MedicineReddit:
Does Creatine cause Hair loss? : Supplements