Seguindo a idéia do meu último post, vou tentar falar um pouco sobre a Aterosclerose, um dos problemas de saúde cardiovascular mais frequentes e o problema base para as duas doenças de maior mortalidade dentro da Medicina: Acidente Vascular Encefálico e o Infarto Agudo do Miocárdio.
A Aterosclerose é uma doença inflamatória com múltiplas causas. Em geral o que acontece é uma agressão ao endotélio que é o revestimento dos vasos, com acúmulo de tecido gorduroso no revestimento mais interno do vaso. Como proteção a essa alteração, normalmente o organismo aumenta o revestimento dessa gordura para evitar que a mesma entre em contato com o sangue, está aí formada a placa aterosclerótica.
Importante entender que isto é uma doença de longo prazo e que existem fatores protetores e fatores causadores do problema. Como sabemos, a medicina não é uma ciência exata, portanto tudo tem uma característica mais probabilística do que determinística. Não há nada aagarantido. Nem se você tomar todas as melhores medidas de proteção, nem se a sua vida for a mais louca possível. O que, claro, se pode fazer é a longo prazo, colocar as chances ao seu favor(parecido com as outras áreas do site né?).
Os fatores de risco mais importantes que levam a esse problema são:
- Genética: pai, mãe ou irmãos terem tido Infarto ou AVC * para homens < 55 anos * para mulheres <65 anos. Chamamos isso de Doença arterial coronariana precoce.
- Dislipidemia(alterações de colesterol)
- Hipertensão
- Tabagismo
- Diabetes
Os fatores de proteção foram:
- Atividade física
- Alimentação balanceada
- Peso controlado
- Problemas de saúde controlados(Hipertensão e Diabetes)
Os fatores de RISCO(e não os de proteção) foram utilizados em diversos estudos para predizer qual a chance de uma determinada pessoa ter Infarto ou AVC nos próximos 10 anos. Veja bem, pq somente os fatores de risco foram utilizados? Pq ter esses problemas sem controla-los adequadamente são fatores BEM MAIS RELEVANTES(em porcentagem de você ter um problema ORUTUF) do que as medidas de proteção. Ou seja, assim como nas finanças, aqui os fatores de risco funcionam como “dívidas” que trabalham a juros compostos bem mais elevados do que aquilo que você faz de saudável.
NO ENTANTO, E ISSO É BEM IMPORTANTE DE FICAR CLARO: NÃO É QUE VOCÊ DEVA EMAGRECER OU PARAR DE FUMAR PARA PODER INICIAR ATIVIDADES FÍSICAS E OUTRAS MEDIDAS, PELO CONTRÁRIO! As práticas saudáveis trabalham a seu favor para que você pare com os vícios/problemas. Existem diversos estudos que atividade física e alimentação balanceada reduzem pressão, reduzem colesterol ruim e ajudam a controlar melhor sua diabetes.
A Mensagem que fica, no entanto, DOS FATORES DE RISCO trabalharem contra você, é que independente de você estar tomando boas medidas, mantenha em foco sempre: PARAR em algum momento o cigarro, ajustar o peso e controlar a alimentação pq na Medicina é principalmente contornar os fatores de risco que farão sua chance de ter um problema ORUTUF menores.
Espero que novamente o texto não tenha ficado muito disperso e obrigado.