Meu primeiro tópico, onde certamente vou levar voadoras, mas a causa é boa.
Queria a opinião dos foristas sobre possibilidades para desatar este rolo:
Meu pai comprou um imóvel em 1988 (um ano antes de eu nascer), onde este já estava financiado por João (nome fictício). Na época o procedimento foi feito com ajuda de funcionários do azulão, que era o financiador.
Aqui começa o rolo. Ao invés de fazer um novo financiamento no nome do meu pai, foi feito um contrato de gaveta, e emitida uma declaração em nome do meu pai, dando total poder para ele fazer o que quisesse com o imóvel.
Meu pai seguiu pagando o financiamento desde então, onde ele sempre respondia no azulão sobre este financiamento. Ele terminou de pagar no início dos anos 2000. Porém não foi atrás de regularizar as docuimentações.
Meu pai segue atualmente na casa, ou seja reside nela há 32 anos. Foi o lar onde cresci, mas há alguns anos não moro mais lá.
Eu cresci sabendo desse rolo, e agora que tenho um pouco de conhecimento pelo menos, decidi ajudar o meu pai a regularizar isso. Ele sempre foi uma pessoa muito correta, mas aqui errou pelo desconhecimento...
Primeira barreira que encontrei. João já faleceu há alguns anos...
Segunda barreira, meu pai lembra de falarem sobre o contrato de gaveta, mas não encontramos nenhum contrato de compra e venda. Ele tem diversas documentações sobre o financiamento, mas todas no nome de João. Sobre o financiamento, ele possui um documento de quando ele quitou o saldo devedor final, que este sim está com a assinatura dele e reconhecido em cartório.
Ele possui a procuração, mas agora que comecei a pesquisar sobre isso, descobri que a mesma perde o valor de a outra parte já faleceu.
Sei que este é um rolo danado, e que imóvel sem documentação igual a nada, mas queria a opinião do pessoal que manja dessa parte de documentações, para que eu possa tentar ajudar o meu pai a resolver esse rolo, e conseguir efetivamente passar o imóvel para o nome dele.
Aproveito para também já questionar. Seria o caso de já procurar um advogado para entender possíveis rolos com os herdeiros de João? (nunca se manifestaram, mas...)
Desde já, muito obrigado.