Gostaria de deixar um depoimento de agradecimento ao Bastter e toda comunidade. O aprendizado aqui é enorme e talvez o motivo que eu tenha entrado aqui seja a menor parte de acessos hoje da minha parte.
Logo após formado, há mais ou menos S-E-I-S anos, comecei a procurar muito sobre investimentos. E aí começou a sardinhagem: sites de research, carteira recomendada, métrica, cotação, app no celular, cálculo de rentabilidade, ler todos os livros de investimentos etc. É impressionante como nessa época a gente quer conversar com todo mundo sobre isso e todo mundo vem pedir dicas, depois que vc fala uma vez sobre isso.
Estava no início da pós-graduação e todo mundo muito focado no trabalho, mas o meu foco dividido em bolsa e trabalho. Vez ou outra abria cotação no celular, tentava comprar ou vender alguma coisa.
Até que um dia vim parar aqui na bastter.com. Daí em diante comecei a evoluir. Uma das coisas mais impressionante é que cada dia eu queria olhar menos "cotação" e focar mais no trabalho e na família. Havia deixado de conseguir algumas oportunidades profissionais boas, mas vi que ainda estava no início da carreira e fui atrás. Muita coisa boa me aconteceu depois. Consegui oportunidades que nem imaginava e cada dia fico mais motivado. Com toda certeza, a comunidade faz parte desse processo. As repostas mesmo em tópicos meio malucos são sensacionais (exemplo: tópico sobre um cara que ouvia gol no banho, @dogoncio explicou a respeito de compreensão do inglês em jogos de futebol americano. Foi um estalo e uma nova ótica para retomar o inglês que já estava achando que não conseguia evoluir).
Veio um projeto grande e consequentemente o medo de falhar. Já ouvi diversos “bodes”, mas toda vez que aquilo me agoniava, ouvia o primeiro bode, que pra mim é o melhor. Perdi a conta de quantas vezes ouvi. Meu primeiro tópico aqui foi sobre procrastinação, justamente nesse projeto, e foi muito aprendizado. Consegui junto com minha equipe concluir o projeto e foi um grande passo pra mim!
Hoje consigo ficar mais e aproveitar melhor o tempo com a família, praticar mais esporte, desenvolver o trabalho e cada vez menos ficar ligado em cotação. Comparando com o início muita coisa mudou, mas não foi um dia. Foram anos!
A conclusão (pra quem não quiser ler tudo isso): Não acredito em ponto de virada, algo assim. Foi tudo um processo. Tem dia que a gente acorda atrás de BUCHETTI, ai precisa tomar umas voadoras pra seguir em frente. O erro vai acontecer e precisamos aprender. Vamos ter medo de falhar, mas tem que tirar do papel. Quando a gente começa a fazer, as coisas acontecem. O foco é realmente em melhorar, a cada dia e focar no que realmente importa.