Fala, pessoal.
Boa tarde!
Vi que recentemente um colega postou um tópico acerca do seu interesse em se retirar de um escritório grande e iniciar o seu próprio projeto. Pois bem. Com base nisso, pensei em elaborar esse tópico, aproveitar o ensejo e tentar que alguém esclareça umas dúvidas.
Trabalhava em uma concessionária de serviço público até 2019. Pedi demissão e novembro fiz 01 ano com o meu escritório. No início, sobretudo nos 06 meses iniciais, tive muita dificuldade financeira, sendo agravado por conta do corona virus. Mas, agora, as coisas estão se equilibrando.
Primeira coisa que terei dificuldade será declarar o IR de 2020, haja vista que estou enquanto pessoa física e não emiti nota fiscal, tampouco tenho CNPJ.
Com base nisso e com o intuito de amenizar o estrago (por um lado é bom) do fisco, quero constituir CNPJ por meio de sociedade individual de advocacia.
Contatei alguns amigos advogados que me relataram pagarem apenas 4,5% do faturamento, mais nada. No entanto, um contador me informou que, além desse percentual, teria que pagar um valor fixo a título de INSS, aproximadamente R$ 400,00.
isso procede?
Alguem que tem sociedade unipessoal de advocacia poderia elencar as despesas e contribuições pagas?